Política

Ter carisma e ouvir o povo é o segredo para aprovação, diz Joner Chagas

A gestão de Joner Chagas à frente do Bonfim foi de 76,89%

A FolhaBV publicou o resultado da pesquisa de opinião pública do Instituto Inope, realizada para avaliar a aprovação da gestão municipal dos prefeitos dos 15 municípios de Roraima.

A maioria dos prefeitos obteve aprovação maior que 60%, e a FolhaBV quis saber dos prefeitos como eles avaliam o resultado e quais os planos para os próximos anos de gestão.

A entrevistas serão publicadas individualmente. O primeiro a conceder entrevista, foi o prefeito do Bonfim, Joner Chagas, que obteve 76,89% de aprovação.

1 . A que atribui essa aprovação dos munícipes à sua gestão?

JONER – Atribuímos aos bons serviços prestados pela prefeitura, gestão. Nesse contexto essa boa avaliação se dá também aos servidores, aos secretários, que fazem chegar à população os serviços prestados na nossa administração.

Também avaliamos na situação de que todo gestor tem que ter um pouco de carisma, aproximação como o povo, está no meio do povo, escutar as necessidades do povo e também quando conseguir fazer, fazer aquilo que o povo quer.

O povo quer ver obras, quer ver acontecer às coisas, ações e para isso, o prefeito tem que ser bem articulado, tem que ter uma boa articulação politica para conseguir recursos, federais, estaduais, firmar convênios com o estado, com o governo federal. Através de convênios diretos ou convênios através de emendas parlamentares, tanto estaduais quanto federais.

Com isso, a gente consegue levar aquele anseio do povo, da necessidade, investimento na saúde, educação, infraestrutura, ações sociais, investimento na agricultura.

2. O que ainda pretende realizar nos próximos anos de mandato?

JONER – Eu quero realizar esse trabalho que a gente vem realizando, mas vamos focar nos próximos anos em recuperação de estradas, que temos um município muito grande. E o nosso inverno é sempre muito rigoroso, a todo momento temos que fazer manutenção, recuperação e também implantação de estradas.

Então, nós temos muitos recursos em parceria com o governo, emendas parlamentares, patrulha do governo que indicamos mais de 160 km para serem feitas. E fora os convênios de emendas parlamentares que nós temos tanto estaduais quando federais.

Nós vamos recuperar mais de 90% das estradas do município e também a implantação de estradas, esse é um foco.

Outro é continuar investindo, nós estamos investindo novamente nas escolas, dando manutenção para não cair o padrão das escolas. Estamos investindo em todas elas e construindo novas.

Assim também na saúde. Na saúde estamos fazendo manutenção em todos os postos de saúde, estamos recebendo agora de emenda parlamentar, muito equipamentos, veículos.

Infraestrutura, nós temos projetos já em andamento para a pavimentação da sede do município.

Tem projeto já pavimentando a Vila São Francisco e Nova Esperança. Projeto já pavimentado para atender a Vila Vilhena e estamos agora trabalhando para conseguir recursos para começar a pavimentar vicinais. Aos poucos vamos conseguindo alcançar nossos objetivos.

Investindo na agricultura, que a agricultura é o pilar do nosso estado, que está crescendo muito no município de Bonfim.

Nós temos que ajudar também os pequenos e médios agricultores, dando assistência, com maquinas e aquilo que a prefeitura pode ofertar.

E buscar parcerias junto a Embrapa, secretaria de agricultura estadual, para que a gente possa levar assistência aos pequenos e médios agricultores.

Hoje estamos focando em vários setores, não tem só um foco, nós estamos focando hoje em recuperação de estradas, pavimentação na sede do município e sede das vilas, e também investimento de manutenção nas escolas municipais, climatizando.

Na saúde investindo em equipamentos, veículos e manutenção nas UBS.

A gestão tem que ser muito completa, a segurança, por exemplo, o Bonfim tem uma Guarda Municipal que está estruturada, tem dois veículos, sede própria, nessa semana vão receber munições. Será o segundo município que terá permissão para o uso de armas.

3. O que espera do próximo governador do estado?

JONER – Eu espero do próximo governador a continuidade do trabalho. Esse trabalho de avanço, que está acontecendo no nosso Estado.

O nosso estado está mudando, está produzindo bastante e isso se da as pessoas que estão vindo de fora investir. Confiança na terra de que será o dono da terra, que antes não tinha isso.

Confiança energética, que está se criando no estado através do linhão. E na credibilidade que está tendo o Governo do Estado no momento.

O Bonfim é um dos municípios mais procurados para investimento de plantio de soja e milho. É um dos municípios que mais produzem grãos no Estado, segundo a Seplan. É a rota do desenvolvimento. 

Os investidores vêm para cá investi, mas também tem que ter segurança e isso está tendo nesse governo.

Seja lá quer for que assuma o governo, mas que dê continuidade no trabalho.