Política

Testemunhas dão depoimento sobre terceirização de médicos

Foram solicitados também mais dois processos à Sesau, referentes a medicamentos e laboratórios odontológicos

Mais três pessoas que atuavam como fiscais no contrato da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com a empresa Coopebras (Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde), foram ouvidos nesta quarta-feira, 27, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instaurada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Outras três testemunhas serão interrogadas na quinta-feira (28), a partir das 14h.

Ao longo dos depoimentos, uma das testemunhas relatou à comissão possíveis irregularidades na escala de médicos. Ela pontuou situações em que os profissionais teriam jornadas duplas ou plantões fora do estabelecido em contrato.

Para a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), estas oitivas são importantes para que os deputados avaliem o grau de conhecimento de cada fiscal em relação ao contrato. “Foram pessoas que atuaram em um período curto, mas cada uma delas trouxe fatos novos. Acredito que agora é a hora de avaliarmos esses conteúdos”, explicou.

A parlamentar esclareceu que o foco da CPI não são os médicos, mas analisar os contratos, e verificar se existem irregularidades. “O objetivo da CPI é ver se o dinheiro público está aplicado corretamente, se o processo licitatório foi realizado de forma legal. Esse é objetivo da CPI, é detectar falhas, e nós vamos provar para a sociedade, que por meio da comissão é possível detectar os gargalos na Saúde”, esclareceu.

As testemunhas foram questionadas sobre o funcionamento da fiscalização dos contratos e das escalas de plantões, se havia irregularidades, ou algum envolvimento de políticos no contrato. Duas das testemunhas também entregaram documentos para embasar os relatos. Ontem (27), foram interrogadas quatro pessoas sobre o assunto.

Nesta reunião, participaram os deputados Jorge Everton (MDB), Coronel Chagas (PRTB), Nilton Sindpol (Patri), Renato Silva (Republicanos) e Evangelista Siqueira (PT).

CPI da Saúde solicita mais dois processos à Sesau

Na manhã desta quarta-feira (27), a CPI da Saúde solicitou mais dois processos à Sesau, referentes a medicamentos e laboratórios odontológicos. Uma equipe esteve no local para tirar cópias dos documentos, acompanhado do relator do grupo, deputado Jorge Everton.

Na ocasião, o parlamentar explicou que essa análise processual e de testemunhos vão acrescentar no relatório da comissão. Ele ressaltou a importância da CPI, na investigação de possíveis fraudes nestes processos. “Iremos ouvir mais testemunhas e a partir daí irão surgir novas diligências, porque uma testemunha faz o desdobramento de outra diligência”, finalizou.

Neste período, também foram realizadas oitivas sobre alimentação, oxigênio, e no momento, os parlamentares ouvem testemunhas referente a frequência dos médicos das unidades de saúde.

* Com informações da Assessoria da Alerr