Política

Transformador de energia cedido para o Amapá retorna a Roraima

A transferência do transformador para o Amapá teve o objetivo de minimizar os impactos causados por um incêndio que atingiu a principal subestação de fornecimento da energia da capital Macapá

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou ontem, sexta-feira (12), o início da operação para reposição ao estado de Roraima o transformador de energia enviado em dezembro para o Amapá.

Na época, o Amapá passava por uma séria crise energética e a transferência do transformador tinha o objetivo de minimizar os impactos causados por um incêndio que atingiu a principal subestação de fornecimento da energia da capital Macapá. O equipamento deverá chegar em 16 dias, no máximo, ao estado.

O coordenador da bancada de Roraima, deputado Hiran Gonçalves (Progressistas) foi informado da decisão do Ministério das Minas e Energia.

“Embora tenha havido muita cobrança, principalmente por parte de pessoas que não tinham informação de que esse transformador não estava operacional naquele momento, o certo é que ele serviu ao Amapá e, agora, está voltando para Boa Vista conforme foi combinado”, afirmou.

O parlamentar informou que o transformador é novo e já saiu da cidade de Miranda, no Maranhão, e está indo direto para Boa Vista. A solicitação para que o Ministério das Minas e Energia se comprometesse com a reposição do transformador aconteceu em uma reunião, no dia 15 de dezembro de 2020, e que contou com a presença do governador Antonio Denarium.

A reunião havia sido motivada pela decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de autorizar o envio, no início de dezembro, do transformador de Roraima para o Amapá, que havia sofrido com um apagão por três semanas.

De acordo com Hiran Gonçalves, foi esclarecido ao ministro Bento Albuquerque que o transformador fazia o rebaixamento da estação de energia que vinha de Guri para Boa Vista e, mesmo não estando em uso era importante para o caso de necessidade imediata.

“A nossa rede ela está em baixa tensão. Mas, esse transformador é importante para fazer rebaixamento de energia quando inaugurarmos a Usina de Jaguatirica 2, termoelétrica movida a gás natural, e também o Linhão de Tucuruí”, explicou Hiran Gonçalves ao ministro na reunião.

LEIA MAIS:

Transformador de Roraima chega ao Amapá para reforçar energia -…