Política

Transnorte diz que obras do Linhão de Tucuruí estão ‘a pleno vapor’

Obra vai conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Ao menos 122 km de torres vão atravessar a reserva Waimiri-Atroari.

As obras do Linhão de Tucuruí, que vai ligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), estão a “pleno vapor” e devem ser entregues dentro do prazo de três anos, afirmam os conselheiros da Transnorte Energia S.A, Enio Nucci e João Eduardo Pinheiro.

A linha prevê 720 km de torres e cabos entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), num prazo de até 36 meses. Desse montante, 122 km passam pela reserva Waimiri Atroari. Foram 11 anos até a resolução de impasses entre Transnorte, governo federal e indígenas.

A fala dos conselheiros aconteceu durante reunião nesta terça-feira (25) com o senador Dr. Hiran (PP-RR). Segundo Nucci, a construção de torres está sendo analisada fora da reserva indígena. “A previsão é que, em outubro deste ano, as obras fora da área indígena sejam iniciadas, mas com certeza entregaremos no prazo”, afirmou.


Conselheiros da Transnorte e senador Hiran estiveram reunidos nesta terça-feira (25) – Foto: ASCOM

O senador Dr. Hiran reforçou o compromisso da bancada de Roraima com o estado. “Continuaremos trabalhando para dar todo apoio a essa obra”.  

A obra conecta Boa Vista a Manaus e conta com investimento de R$ 3 bilhões. A estimativa é que 3 mil empregos diretos sejam criados durante a etapa de construção, entre canteiros de obra e escritórios, além de outros indiretos decorrentes da cadeia produtiva necessária para fornecer insumos e serviços.