Política

Três deputados de Roraima foram eleitos para diretoria da Unale

Eleição ocorreu às portas fechadas no encerramento da 23ª Conferência da entidade em Salvador

Os deputados Ione Pedroso (Solidariedade), Gabriel Picanço (Republicanos), Jorge Everton (MDB) vão compor, a partir do próximo ano, a diretoria da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). A eleição ocorreu nesta sexta-feira (22), no Centro de Cultura Cristã da Bahia, em Salvador (BA).

Ione Pedroso foi eleita secretária de Estado e representará Roraima na Unale. A presidência ficou com a deputada Ivana Bastos (PSD-BA), a vice-presidência da região Norte ficou com Ricardo Ayres (PSB-TO); a tesouraria-geral está a cargo do deputado Diogo Moraes (PSB-PE); e como presidente do conselho fiscal, Alencar Magalhães (PDT-MG).

Gabriel Picanço foi eleito tesoureiro. O desafio será acompanhar a vida financeira da entidade legislativa. “Sempre fizemos parte da diretoria da Unale e me sinto privilegiado por ser tesoureiro. Vamos movimentar os recursos pagos pelos colegas do Brasil”.

Como membro do Conselho Fiscal, o deputado Jorge Everton avalia como positiva a participação de três deputados de Roraima na diretoria da entidade. “Através dessa representação, iremos junto à Unale fazer melhorias para dar condições ao nosso país e, em especial, para o nosso estado de Roraima. Afinal, sofremos com a imigração, sofremos com a falta de energia, com o bloqueio da BR [174] e isso tudo são causas de interesse que vamos levar”.

Unale

A Unale congrega a união dos 1.059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira. A entidade prima pela consolidação de temas comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população.

No cenário internacional, a entidade tem relacionamento com a política mundial e promove o intercâmbio de experiências. O foco primordial é acompanhar os projetos bem-sucedidos em outros países do mundo e trazer para a aplicação nos estados, após a adequação à realidade brasileira.