Política

Três parlamentares assinam pedido de impeachment do governador

Relato é que há indicações de irregularidades na aquisição de máscaras e benefício de empresas ligadas à Denarium

Durante reunião do Bloco da Maioria na tarde de hoje, 05, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), apenas três deputados assinaram o pedido de impeachment do governador Antonio Denarium (sem partido). Os parlamentares são Jânio Xingu (PSB), Betânia Almeida (PV) e Dhiego Coelho (PTC).

Segundo informações do deputado Jânio Xingu, há indicações de irregularidades na aquisição de equipamentos para a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), como supervalorização de máscaras e possível benefício à empresas ligadas à assessores diretos de Denarium.

A previsão é que uma coletiva de imprensa seja convocada para tratar do assunto a partir das 10h desta quarta-feira, 05, na Assembleia Legislativa.

O bloco da maioria é liderado pelo deputado Coronel Chagas (PRTB) e pelo vice-líder Evangelista Siqueira (PT), tendo como os demais membros: Betânia Almeida (PV), Dhiego Coelho (PTC), Neto Loureiro (PMB), Nilton Sindpol (Patri), Odilon Filho (Patri), Renato Silva (Republicanos), Yonny Pedroso (SD) e Jânio Xingu (PSB).

GOVERNO DO ESTADO – Em nota encaminhada à imprensa, a Secom informou que após tomar conhecimento das denúncias relacionadas a compra de respiradores, o Governo de Roraima publicou o Decreto Nº 28.775-E de 04 de maio de 2020, instituindo a Força-Tarefa jurídica na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), comandada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Esclarece ainda que a finalidade do ato é analisar processos administrativos/licitatórios para o andamento e amparo legal dos mesmos. A Força-Tarefa será presidida pelo procurador-geral adjunto do Estado, Ernani Batista que poderá nomear membros para a realização das análises dos processos”, ressaltou a Secom.

Por fim, a secretaria reforçou que está colaborando com os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e da Polícia Civil.

ENTENDA – A expectativa de oficializar o pedido de impeachment do governador surgiu desde o início da tarde de hoje. A informação foi prestada pela deputada Yonny Pedroso (Solidariedade), membro do Bloco da Maioria da ALE-RR, em entrevista à Rádio Folha 100.3 FM na manhã desta terça-feira. O relato é que a medida foi motivada em razão de denúncias de supostas irregularidades na aquisição de equipamentos para a Sesau, considerando a pandemia do novo coronavírus.