Política

Três pessoas de uma mesma família estão entre os detidos pela PF

Deflagrada nesta manhã, a ação é o desdobramento de investigação que apura desvio de verbas da merenda escolar

De acordo com apuração realizada pelo jornalismo do Grupo Folha BV, pelo menos três pessoas de uma mesma família estão entre os presos preventivos da segunda fase da Operação Tântalo, que apura a atuação de uma organização criminosa responsável por desviar recursos públicos da merenda escolar.

Até a última atualização de informações feita pela FolhaWeb, as equipes ainda estavam realizando o cumprimento dos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima. Três dos quatro alvos de mandados de prisão pela Polícia Federal (PF) são do sexo masculino.

O Inquérito Policial do caso foi instaurado em setembro de 2018 e, segundo informações prestadas pela Polícia Federal, com poucos meses já foi possível apurar irregularidades que ocorriam no fornecimento de alimentos para merendas das escolas no estado.

Na primeira fase, deflagrada em dezembro do mesmo ano, a PF cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Boa Vista. O esquema criminoso teria sido iniciado de 2016, e contava com o falso atesto de recebimento de produtos adquiridos pelo Governo do Estado.

As investigações apontaram o envolvimento de agentes públicos, empresário e políticos nos atos criminosos. Todos eles foram levados para prestar esclarecimentos na sede da PF, no bairro Treze de Setembro.

Nesta segunda fase, a Justiça também determinou o sequestro de bens dos investigados, a quebra de sigilo e o bloqueio de R$ 5 milhões. 

Com informações da repórter Paola Carvalho.