Política

UFRR vai iniciar processo eleitoral para a escolha de novo reitor

Membros da comissão eleitoral serão indicados pelos conselhos universitários, sindicatos e Diretório Central dos Estudantes (DCE)

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) se prepara para realizar as eleições para o cargo de reitor e vice-reitor da instituição. A informação é que o processo eleitoral iniciará efetivamente em agosto deste ano.

No próximo mês é quando acontece a consulta entre os conselhos universitários e as categorias, no caso, os sindicatos ligados à UFRR e o Diretório Central dos Estudantes, para que eles indiquem os membros que farão parte da comissão eleitoral que será a responsável pelo processo.

“Após sua formação, a Comissão confeccionará o calendário eleitoral que norteará as datas das atividades referentes à eleição”, informou o atual reitor da instituição, professor Jefferson Fernandes.

Sobre uma expectativa para a realização das eleições, o reitor preferiu não precisar uma data, mas lembrou que, historicamente, dentro da UFRR, o processo eleitoral costuma iniciar em novembro e acredita que o pleito 2019 obedeça ao mesmo padrão.

ENTENDA – O processo de escolha de reitor e vice da UFRR tem como base a Lei nº 9.192/95, do Decreto nº 1.916/96 e, internamente, na Resolução nº 015/2003 do Conselho Universitário (Cuni).

Com a criação da comissão eleitoral será aberta a inscrição de candidatos por meio de edital, no qual constará o cronograma com as datas de todas as fases do processo sucessório, como o período de inscrição das chapas, lançamento de editais, a data da eleição e divulgação do resultado.

OUTRAS INSTITUIÇÕES – A Universidade Estadual de Roraima (Uerr) informa que o calendário eleitoral, contendo o cronograma e as demais regras do certame, serão definidos ainda pelo Conselho Universitário (Conuni). Na mesma ocasião será expedido edital específico pela comissão eleitoral, explicou a instituição. Porém, a Uerr não especificou data prevista para publicação do edital e do calendário eleitoral. Vale ressaltar que o atual reitor, Regys Freitas, tomou posse em janeiro de 2016, portanto, o processo eleitoral deve ocorrer ainda este ano.

Por fim, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) informou que se o calendário for mantido pelo Ministério da Educação (MEC), as eleições ocorrerão em 2020. (P.C.)