Política

Vereador diz que foi ameaçado de morte por suplente

Wagner Feitosa (SD) diz que detenção foi esquema armado por suplente Alan do Povão (SD)

Após tomar posse na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), o vereador Wagner Feitosa (SD) concedeu coletiva de imprensa onde acusou o suplente da sua vaga, Alan do Povão (SD), de tramar para a perda do seu mandato e até de ameaça-lo de morte, entre outras acusações.

A coletiva de imprensa ocorreu no plenarinho da Câmara Municipal na manhã de sexta-feira, 28. Na ocasião, o parlamentar falou sobre o seu retorno às atividades na Casa, mas principalmente sobre os acontecimentos que antecederam a sua prisão.

Segundo o vereador, as três pessoas que foram denunciá-lo junto ao Ministério Público do Estado (MPRR), sob acusação de envolvimento em organização criminosa, eram associados a Alan do Povão. 

“Direcionados, foram ao Ministério Público me acusando de fazer parte de facção e induziram o próprio Ministério Público ao erro, o que acabou causando a minha prisão”, relatou.

Feitosa alega que o objetivo era para ele ser afastado do cargo, para Alan assumir a sua vaga. Supostamente, neste período, para garantir a permanência do suplente na Câmara, sofreria uma tentativa de assassinato.

“Eu ia morrer como bandido. Eles iam me matar. Iam dizer que ‘quem matou foi a facção. Foi um acordo’. E o Alan ia assumir o cargo de vereador e não sairia mais. Esse era o plano para sentar na cadeira de vereador”, declarou.

Questionado do motivo da suspeita de ameaça de morte, o vereador afirmou que soube das próprias testemunhas. “Eles mesmo [disseram]. Eu soube. Nunca negaram. É tão verdade que eles foram bem claros dizendo que eu ameaçava eles, que eu era de facção, que eu era uma pessoa perigosa”.

O advogado do vereador informou que deve adotar medidas judiciais contra as três testemunhas. Já Feitosa completou que irá registrar um boletim de ocorrência para garantir a sua segurança e da sua família.

“Confesso a vocês que tenho medo. A minha família correu risco de morte, passando por vários problemas. A maneira que eu fui acusado foi muito grave. É um processo muito doloroso, mas vou voltar aos poucos, sempre focando nos meus projetos voltados para o social”, finalizou.

Alan do Povão garante que assumiu vaga por direito


Suplente negou as acusações e disse que não tem ligações com investigação de Feitosa (Foto: Priscilla Torres/FolhaBV/Arquivo Folha)

À Folha, Alan do Povão se pronunciou sobre as acusações de Wagner Feitosa, negou as supostas ameaças de morte e informou que apenas assumiu seu cargo como suplente na Câmara Municipal de Boa Vista. 

“Eu não tenho nada a ver com essa situação. Não fui eu que investiguei ele. Eu simplesmente assumi uma vaga de suplente, de direito meu. Ele está me julgando, dizendo que eu o ameacei de morte. Eu não faria isso. Isso é um absurdo, ele está equivocado. Quer fazer essa cena de ‘bom moço’”, afirmou.

O suplente também questionou a rapidez com que Wagner retornou para a Casa, argumentando ainda que o mesmo teria faltas o suficiente para impedir seu retorno à Câmara. “Ele teve 480 faltas e mesmo assim voltou. Foi tudo muito rápido”, reclamou.

O suplente afirmou que também vai adotar as medidas cabíveis na Justiça frente às acusações de Feitosa, mas ressaltou que pretende continuar seu trabalho junto à população mais vulnerável. “Sempre tive o meu trabalho voltado para o povo. Pretendo focar no trabalho, levantar a cabeça. Vida que segue”, concluiu Alan.

“Estou tranquilo, estou feliz pelos cinco meses que passei pela Câmara, deu para mostrar o meu trabalho. Foi muita humilhação neste período, mas fiquei firme. Pretendo entrar pela porta da frente”, acrescentou Alan.

SOLIDARIEDADE – Vale ressaltar que ambos fazem parte do mesmo partido, o Solidariedade, atualmente liderado pelo deputado federal Otaci Nascimento (SD). Sobre o caso, Wagner informou que pretende dialogar com as lideranças do partido sobre o seu retorno às atividades da sigla, já que passou muito tempo afastado. 

Questionado se poderia adotar alguma medida, o suplente se disse tranquilo sobre a sua permanência no Solidariedade e disse que quem iria definir o futuro era a Justiça.

ENTENDA O CASO – O vereador Wagner Feitosa (SD) tomou posse na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) no início da tarde de quinta-feira, 27, após ser posto em liberdade provisória. O parlamentar estava detido desde março do ano passado, respondendo acusação de peculato. (P.C.)