Política

Vereadora quer coletar 100 mil assinaturas para levar a Bolsonaro

A iniciativa é da comissão “Operação Grito de Socorro” da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV)

Uma nova tentativa de chamar a atenção do Governo Federal para o problema da crise migratória começa a ser executada em Roraima. Os vereadores de Roraima planejavam coletar cerca de 100 mil assinaturas e entregar um abaixo assinado ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo solução para a questão que afeta Roraima.

A iniciativa é da comissão “Operação Grito de Socorro” da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). Segundo a vereadora e membro da comissão, Magnólia Rocha (PRB), a ideia é fortalecer o discurso dos oito deputados federais e três senadores que representam o estado no Congresso Nacional.

“Nossos parlamentares estão fazendo de tudo, mas não estão conseguindo alcançar o objetivo que queremos, que é dar resolutividade para essa crise humanitária. Ela está causando muitos transtornos não só aos brasileiros, mas aos próprios venezuelanos, que muitas vezes estão deixando de ser atendidos com dignidade por conta dessa inundação de pessoas aqui no nosso estado”, comentou a vereadora.

A coleta está sendo feita de forma online, por meio de uma página criada pela Comissão. A intenção, segundo a vereadora, é reunir assinaturas da população dos quinze municípios de Roraima. No interior, o movimento já ganhou força em Pacaraima, principal porta de entrada dos venezuelanos no Brasil.

No fim de agosto, a Câmara Municipal cogitou a possibilidade de fechar o legislativo como forma de protesto para que os vereadores pudessem articular uma discussão sobre o tema junto às autoridades federais. Por fim decidiu-se pela instalação da ‘Operação Grito de Socorro’, no início deste mês. Esta é a terceira medida gerada pela casa legislativa municipal para discutir e apresentar soluções sobre o tema. Em 2017 e 2018, foram realizadas duas audiências públicas sobre os impactos da imigração.

Ainda de acordo com a vereadora Magnólia, a comissão tem encaminhado expedientes formais a entidades de diversos seguimentos de controle social para que possam ceder dados estatísticos e levantamentos relacionados às consequências da imigração no Estado, que serão anexados junto ao abaixo-assinado.

“Na próxima semana estaremos mobilizando nossos deputados estaduais para que todos possam aderir a esta ação e juntos irmos a Brasília com faixas, cartazes e chamar a atenção do Governo Federal e do mundo. Essa é uma situação decorrente de problemas no país vizinho e os outros países devem se preocupar com isso também”, disse a vereadora.

Para a vereadora Magnólia Rocha, este constante fluxo de imigrantes impossibilita a realização de planejamentos para que o estado se desenvolva.

“Estes 600 mil habitantes em Roraima que foram descobertos pelo IBGE agora, são muito mais. Porque são computadas as pessoas que nasceram na maternidade. Ano passado eram quatro nascidos, hoje são oito venezuelanos que nascem por dia. Como você vai planejar uma festa para 50 pessoas se daqui a pouco chegam 200? Então, só existe uma forma na minha visão, retirar essas pessoas daqui. A interiorização tem que ocorrer de forma célere”, finalizou.