Política

Vereadores desistem de fechar Câmara mas mantem migração como prioridade

Requerimento que estabelecia criação da “Operação Grito de Socorro” foi aprovado em sessão extraordinária 

O requerimento nº 057/2019, que visa a criação da “Operação Grito de Socorro”, foi aprovado na segunda-feira, 02, em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). A medida requer priorizar a questão da migração no âmbito do poder legislativo municipal, mas descarta o encerramento das atividades da Casa.

A primeira ação prevista pelo requerimento é a convocação da população para participar do movimento da Câmara, com a assinatura de um abaixo-assinado. Em seguida, os vereadores devem articular com outros órgãos, como prefeituras e câmaras municipais do interior, Assembléia Legislativa, Governo do Estado, poder judiciário, deputados federais, senadores e entidades civis, como Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) e Conselho Regional de Medicina (CRM-RR).

Outra medida prevista é o encaminhamento de ofícios a todos os órgãos que possam repassar dados oficiais atualizados sobre o impacto da migração em

Boa Vista. Com todos os dados reunidos, a previsão é que, então, os vereadores se dirijam à Brasília para pleitear medidas efetivas do Governo Federal. No entanto, ainda não há uma previsão de quando a viagem deve acontecer.

O presidente da Casa, Mauricélio Fernandes (MDB), afirma que a Câmara já realizou outras atividades buscando ser ouvida pelo Governo Federal. Uma delas foi a criação de uma comissão especial de vereadores que foi até Brasília atrás de medidas efetivas para Roraima e uma audiência sobre a forma como é feita a aplicação de recursos da Operação Acolhida no Estado.

“Nós estivemos em Brasília, mas não fomos ouvidos da forma como gostaríamos. Estivemos na Operação Acolhida onde os dados que nos foram passados não condizem com a realidade”, disse Fernandes.

O presidente afirma ainda que, embora o Governo Federal defenda a melhoria no acolhimento de imigrantes, a situação vista pela população em Roraima é diferente. “O que nós estamos vendo é que só piora. Todas as esquinas, os pontos principais da cidade, as praças novamente cheias de imigrantes”, relatou. “Os roraimenses estão passando por uma situação de calamidade. Os venezuelanos estão sofrendo uma situação, também, que não gostariam de estar vivendo”, completou.

Autor do requerimento diz que atividades da Câmara permanecem


O vereador Renato Queiroz (MDB), é o autor do requerimento que implanta a operação (Fotos: Arquivo Folha)

O vereador Renato Queiroz (MDB), autor do requerimento, informou que a solicitação não se trata de encerramento das atividades da Casa, mas de “fechamento de foco” dos parlamentares. 

“O requerimento aprovado institui a “Operação Grito de Socorro”, que nada mais é que um fechamento de foco em respeito ao principal problema que vivemos hoje em Roraima e no município de Boa Vista. Todos os vereadores se comprometeram a agir positivamente e sensibilizar o Governo Federal desta problemática, em busca de práticas que possam efetivamente auxiliar a população boa-vistense”, explica.

O vereador afirma que o encerramento das atividades da Câmara, na verdade, trariam ainda mais problemas para o município. “O fechamento, como eu falei, era um fechamento simbólico. É uma questão para sensibilizar e trazer as atenções para esta Casa. O poder público tem suas responsabilidades e sabe que, na prática, fechar um poder traria mais problemas do que soluções. É muito mais um fechamento de foco, de comprometimento”, disse.

Ainda de acordo com Queiroz, a iniciativa partiu da população de Boa Vista, que busca junto aos parlamentares por uma resposta do Governo Federal. “Não há nada de normal acontecendo. Temos a nossa saúde, nossa educação, nossa segurança e urbanidade ameaçadas. Não pelo povo venezuelano, mas pelo aumento da população e a nossa incapacidade, enquanto instituição pública, de tratar dessa problemática sem o auxílio do Governo Federal”, afirmou.