Política

Vereadores escutam demandas de diversas categorias

Artistas e sindicalistas participaram da reunião por videoconferência

O Comitê de Acompanhamento e Controle do COVID-19 da Câmara Municipal de Boa Vista, fez reuniões por meio de videoconferência para ouvir diversas categorias por meio de Sindicatos e representações nessa terça-feira (07).

Entre as demandas, taxistas pedem o retorno das atividades com até três passageiros dentro do veículo. O Presidente do Sindicato dos Taxistas, Francisco Sales, disse solicitou a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) e espera a resposta.

“Além disso, os tributos poderiam ser suspensos e parcelados; e os taxistas precisam voltar ao trabalho com algumas restrições e também orientações da Organização Mundial da Saúde. Queremos levar até três passageiros” disse Sales.

Para o Vereador Nilvan Santos, o Executivo Municipal deve abrir exceção para os taxistas em alguns pontos. “Eu acredito que a Prefeitura tem que flexibilizar para que mais de uma pessoa da mesma família do taxista seja transportada pelo motorista autorizado, e com fins específicos” ressaltou.

Músicos e artistas também colocaram em pauta as dificuldades financeiras que enfrentam durante esse período. O Produtor Musical, Bebeco Pujucan relatou que tem levantado a bandeira dos artistas junto aos órgãos públicos mas pede suporte dos parlamentares. “Eu entendo que o isolamento Social é fundamental para que a gente passe logo por esse momento, mas cabe ao poder público também prestar apoio àqueles que dependiam de diárias. Uma solução é que os Vereadores procurem a Prefeitura para que a mesma possa estimular a criação de editais para os artistas” disse Bebeco.

O Cantor Fabinho faria disse que muitos membros da classe artística foram os que mais sofreram as consequências financeiras. “Nós tocamos hoje para pagar uma conta amanhã, e precisamos desse apoio de todas as esferas do Poder Público. Eu e outros artistas já distribuímos mais de cem cestasbásicas porque tem artistas sem comer, então preciso que os Vereadores intercedam por nós” – relatou o músico.

Segundo o Vereador Linoberg Almeida, a Câmara de ouvir a população por videoconferência ainda é uma experiencia inovados. “Estamos ouvindo as demandas para tratar minimamente da suspensão de tributos e taxas, ou adiamento e parcelamento; os músicos também precisam de apoio institucional, como espaços virtuais”disse Linoberg.

Outros artistas também participaram da Live, como Magdiel Araújo, Kaline Barroso e Renato Poeske. O Presidente do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Flaviney Almeida, também participou da transmissão. Ele fez pedidos sobre os empréstimos feitos pelos servidores e melhorias trabalhistas.

“A nossa vida mudou drasticamente,e buscamos diálogo com a Prefeitura para minimizar os impactos financeiros e psicológicos. Solicitamos a suspensão do desconto de todas as modalidades

de empréstimo consignado, e que essas parcelas fossem alocadas para o final do contrato; também a suspensão do desconto do Avancard, pelo período de 120 dias” explicou.

Segundo ele, o sindicato já fez sete recomendações de melhorias trabalhistas ao Município,

e cinco foram atendidas.” Agora precisamos que a Prefeitura atenda a suspensão do ponto eletrônico e dê mais suporte na compra de EPIs” – relatou.

De acordo com o Vereador Renato Queiroz, as propostas ouvidas irão virar pautas na Câmara Municipal. “Vamos procurar todas as Secretarias Municipais Responsáveis pelas demandas colhidas durantes as reuniões e saber o que pode ser feito para minimizar os impactos econômicos

para essas classes. Não quer dizer que todas as atribuições serão atendidas, mas vamos tentar achar um viés para que as recomendações da OMS e Ministério da Saúde sejam cumpridas.” – destacou Renato Queiroz.

“Nós vamos levar todas as necessidades da categoria ao executivo municipal, e o que for de competência da Câmara de Vereadores, vamos levar adiante e fazer nosso papel de buscar soluções e orientações com a Prefeitura por meio de suas secretarias.” – disse o Vereador Pastor Jorge, que também participou da videoconferência.

Comitê de Acompanhamento e Controle do Covid-19

O Comitê de Acompanhamento e Controle do COVID-19 da Câmara Municipal de Boa Vista, foi criado através de Resolução e atua em busca de soluções técnicas dentro de um Plano de ação para que o município possa manter o controle do Coronavírus, traçar estratégias para combater a doença e ouvir a população para minimizar os impactos econômicos.