Política

Vereadores querem votação de PL que cria benefício a servidores da Saúde

Câmara Municipal de Boa Vista está de recesso, mas vereadores querem que projeto de lei seja votado

Um memorando de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) foi protocolado, nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Boa Vista. O parlamentar solicita à Mesa Diretora uma sessão extraordinária para aprovação do PL 020/21, que institui a gratificação por desempenho aos profissionais da Atenção Primária à Saúde e demais servidores que prestam serviços nas unidades básicas de saúde. 

O projeto de lei é de autoria do Poder Executivo Municipal e assegura esse incentivo financeiro variável, por meio do Programa Nacional Previne Brasil, que será repassado pelo Ministério da Saúde para o município de Boa Vista, de acordo com as metas e resultados previstos em portaria do MS referente ao programa.

O artigo 4º do projeto de lei diz que “o montante percebido pelo município de Boa Vista, a título de pagamento por desempenho no âmbito do programa Previne Brasil, será repassado para as equipes de Atenção Primária à Saúde, mediante rateio realizado nos moldes estabelecidos em portaria da Secretaria Municipal de Saúde, em percentual estabelecido por ato do chefe do Poder Executivo, não podendo ser inferior a 70%”.

Segundo o vereador Ítalo Otávio, “a necessidade do memorando é porque a Câmara Municipal de Boa Vista está em recesso parlamentar, e não pode apresentar pautas para votação. Por isso, pedi urgência em apreciar a propositura”.

“Poderíamos ter votado um requerimento que pedia urgência na apreciação do PL 020/21, mas foi feito um pedido de vistas, que é legal e regimental, mas o prazo para devolução já se esgotou, e outros vereadores estão dispostos a convocar uma sessão extraordinária mesmo em período de recesso”, afirmou o vereador. Ele disse que está confiante que a Mesa Diretora irá pautar a matéria.


Vereador Ítalo Otávio protocolou memorando solicitando sessão extraordinária para apreciação do projeto de lei (Foto: Ascom parlamentar)

Entenda o Projeto de Lei

Projeto de Lei tem como escopo a criação de Gratificação por Desempenho, a ser custeada com os recursos oriundos do Programa Nacional Previne Brasil do Ministério da Saúde.

O incentivo financeiro variável por desempenho e qualidade dos serviços de saúde visa estimular a participação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde no melhoramento dos padrões e indicadores de acesso e de qualidade que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos servidores, além de incentivar financeiramente o bom desempenho de profissionais e equipes, estimulando-os na busca de melhores resultados para a qualidade de vida da população.