Política

Vice-governador critica saída de gestores e cobra resposta de Denarium

A saída do titular e dos adjuntos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) motivou críticas do próprio vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins, (SD) nesta segunda-feira, 17. A avaliação é que há uma manutenção do mesmo modelo de gestão e descaso do Poder Executivo na resolução dos problemas da saúde pública.

À Folha, o vice-governador afirmou que percebe não ter tido uma mudança na administração do atual governador Antonio Denarium (sem partido), da ex-governadora Suely Campos e do ex-governador José de Anchieta, com relação à Sesau.

Para Frutuoso, a problemática é que a administração da Secretaria de Saúde continua sendo centralizada somente na pessoa do secretário. “Na verdade, a Secretaria de Saúde tem que ser cada vez mais descentralizada. Tem que dar condições para que o Hospital Geral de Roraima (HGR) tenha autonomia financeira e administrativa, para que o diretor de lá possa tomar medidas mais eficientes e mais rápidas”, declarou.

Outro ponto citado pelo vice-governador é da necessidade de parcerias públicas e privadas, pois a população não tem condições de aguardar a reforma de unidades e da construção de novos hospitais. 

“A gente não pode mais deixar as cirurgias eletivas somente no HGR e Maternidade. Nós temos hospitais privados em Roraima e a gente tem que usar os mecanismos que os outros estados usam para aumentar o número de leitos”, disse.

Ainda no caso da Maternidade, o vice-governador afirma que a unidade passou por situação onde não tinha material cirúrgico para operar pacientes, levando a óbito mulheres e crianças. “Essa situação não pode mais permanecer”, completou.

Além disso, o médico ressaltou que o Poder Executivo tem que dar condições técnicas para que os municípios consigam realizar a atenção básica. “Os municípios deveriam ter condições de internar um paciente com média complexidade e evitar que um paciente viesse para o Estado tomar de conta”. 

Todas as sugestões de melhoria acima foram apresentadas ao governador, segundo Frutuoso, porém não foram acatadas pela administração estadual. “Infelizmente, o Executivo não acatou e inclusive estão no plano de governo de Denarium, mas não colocou em prática. Me parece que realmente a saúde pública está à deriva”.

Disse ainda que já denunciou as irregularidades aos órgãos fiscalizadores, porém as sugestões ainda não foram aceitas. “O que chama a atenção é que na verdade parece que ninguém do Executivo está preocupado em resolver o problema da saúde pública de Roraima”, afirma o médico.

O vice-governador disse ainda estranhar a demissão do ex-secretário, considerando que Allan Garcês foi convidado diretamente pelo governador Antonio Denarium (sem partido) e fazia parte da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda na época da transição do governo. 

“O ex-secretário era orientado pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. É um homem do Bolsonaro, queria fazer uma auditoria nos contratos de 2018 pra cá, e é sumariamente exonerado pelo governador”, criticou.

Lins ressaltou ainda que aguarda pelo retorno das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Os trabalhos da Comissão serão retomados a partir desta terça-feira, 18, com o fim do recesso parlamentar.

“Eu, assim como o povo de Roraima, gostaria muito de ver a CPI da Saúde dar essas respostas. Parece que há algo de muito errado naquela pasta, já que não fica um secretário para fazer um trabalho em prol da população que usa o Serviço Público de Saúde (SUS). Temos muitos problemas graves e que precisam de resposta do governador”, frisou.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado sobre as declarações do vice-governador, porém não recebeu retorno até o fechamento da matéria. A reportagem também entrou em contato com ex-titular da pasta, mas o médico Allan Garcês aguarda primeiramente pelo pronunciamento do governador.

Sesau deverá ter quinto gestor em menos de um ano

Com a nomeação do médico ortopedista Allan Garcês, a Secretaria Estadual de Saúde somou quatro titulares até o momento. O primeiro gestor foi o médico Ailton Rodrigues Wanderley, anunciado como titular da Sesau por Denarium em novembro de 2018, quando o governador ainda ocupava o cargo de interventor federal.

Em abril de 2019, o médico saiu da pasta, mas antes denunciou um suposto esquema de corrupção implantado no Hospital Geral de Roraima (HGR) envolvendo empresas terceirizadas.

Em seu lugar foi nomeado o coronel do Exército Brasileiro, Élcio Franco. Após cerca de dois meses de gestão, o governador decidiu exonerar o militar e nomear a advogada e professora de Direito Cecília Smith Lorezom para assumir a Sesau. Na mesma ocasião, foi decretada a exoneração de Cecília do cargo que ocupava até então, de vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

A gestão da advogada foi marcada por denúncias de irregularidades, entre elas uma representação do Tribunal de Contas do Estado por suposta abertura de processos com dispensa de licitação. 

Por fim, o médico ortopedista Allan Garcês foi nomeado no dia 03 de janeiro de 2020. Na época, o ex-secretário informou à Folha que o objetivo era realizar um trabalho de recuperação na Sesau, focado na recuperação da gestão e reduzir o impacto da migração na oferta do serviço público.

Vale ressaltar que a exoneração dos secretários ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOERR), considerando que a última publicação é referente ao dia 13 de fevereiro. (P.C.)