Política

Zoneamento é aprovado pela Ale em sessão em Rorainópolis

O zoneamento demorou mais de 20 anos para ser concluído. Agora falta apenas a sanção do governador Antonio Denarium

Durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Roraima, no município de Rorainópolis, nesta quarta-feira, dia 20, foi aprovado por 17 deputados a proposta final do ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima), com base no mapa de Zonificacão (gestão territorial), proposto pelo Governo de Roraima. Agora segue para sanção.

O evento iniciou às 16h na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, onde contou com a presença do público e de autoridades. Com a aprovação do ZEE-RR e eventual sanção do governador Antonio Denarium, o estudo técnico subsidiará a implantação de políticas públicas de ordenamento do território, ajudando a definir regras para a agricultura e o agronegócio.

“A importância do ZEE para alavancar Roraima é mais um fator crucial dentre os projetos de desenvolvimento do Governo do Estado. O ZEE-RR possibilitará mais avanços em infraestrutura, organização administrativa, educação e demais melhorias em áreas específicas. Há tempos Roraima espera por este momento histórico que beneficiará toda a população”, destacou o governador.

No contexto atual do ZEE-RR, houve a divisão de três grandes grupos, classificando zonas específicas, revelando padrões e melhorias que poderão ser implantados através de propostas públicas em cada localidade.

“Passados mais de 20 anos, o ZEE-RR finalmente foi aprovado. Agora, nosso Estado tem em mãos um importante instrumento  para o planejamento de ações públicas e privadas, auxiliando na identificação de todas as potencialidades de Roraima, seja na exploração extrativista, mineral, turismo, agropecuária, entre outras”, destacou o secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação),  Emerson Baú.

Os Temas

Os temas do zoneamento envolvem assuntos socioeconômico, hídrico, geomorfológico, geológico, climático, pedologia, uso do solo, aptidão agrícola, vegetação, vulnerabilidade da área, potencialidades econômicas, biodiversidade e fauna, arcabouço jurídico institucional, cenários, áreas protegidas e zonificação.

“O ZEE-RR é um ganho real para o povo roraimense. A partir de hoje, Roraima possui dois momentos em sua história, ou seja, o antes e depois do zoneamento, e isso é uma grande felicidade após muitos anos de luta, enquanto governos passados não resolveram essa questão, encarada, dessa vez com seriedade pela atual gestão”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio.

Na área ambiental, a partir dos estudos técnicos do zoneamento realizados por especialistas, será possível, por exemplo, analisar a superfície do Estado e determinar onde poderá ser feita a intervenção humana e de qual tipo ela será realizada em determinada localidade, com a finalidade de prevenir possíveis crimes ambientais e consequências ecológicas desastrs.

População aprova ZEE

O mineiro Gilson Inácio, 56 anos, também avaliou a importância do Zoneamento Ecológico-Econômico para o meio rural.

“Tudo que o Estado promove para beneficiar o desenvolvimento do povo é recebido com grande entusiasmo. Hoje, o ZEE-RR é mais uma realidade importante para as famílias do campo. Há 35 anos vivo em Roraima trabalhando com o plantio de bananas na região de Rorainópolis e com  esse avanço na política roraimense, logo o futuro irá nos revelar dias melhores”, detalhou.

Publicidade