Cotidiano

Paciente reclama da demora no atendimento

Mulher passava mal com diarreia e vômito e chegou a sujar as roupas com fezes durante a espera.  

No Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado no bairro Pintolândia paciente denuncia demora no atendimento.

Em denuncia a FolhaWeb, a paciente Arlete Gomes de Oliveira, 49, afirmou que começou a passar mal pela manhã com vômito e diarreia e que procurou a unidade de saúde em busca de atendimento, mas não conseguiu ser consultada por um médico.

Ela estava acompanhada do filho e precisou utilizar papel toalha como forro, pois como estava passando mal, acabou sujando a roupa de fezes.

“Nos banheiros nem papel higiênico tinha, elas me conseguiram um papel toalha para eu não ficar suja. Não aguento mais essa espera”, lamentou a paciente, ao deixar a unidade de saúde em busca de atendimento em outro local.

Secretaria de saúde explica

Em nota a  Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a paciente em questão deu entrada no PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) às 15h02 e após avaliação da equipe técnica, foi classificada como verde (não grave).

Ressaltamos que o PACS é uma unidade de Urgência e Emergência, ou seja, uma unidade cujo objetivo maior é atender aos pacientes classificados com as cores amarela, laranja e vermelha, que são mais urgentes e serão priorizados.

A nota informou ainda que a unidade não se nega a entender os casos com classificação azul e verde, no entanto a indicação é que esses pacientes procurem pelos Postos de Saúde.

Esclareceu também que as unidades de saúde estaduais realizam os atendimentos seguindo o Protocolo de Manchester, que é um sistema de classificação de pacientes por meio de pulseiras com cores diferentes, que permitem definir qual a situação de cada um, resultando num atendimento mais rápido conforme a gravidade de cada caso. Esse Protocolo é preconizado pelo MS (Ministério da Saúde) nas Unidades de Saúde de todo o país.

Os casos não urgentes são classificados na cor AZUL, e podem aguardar até 4 horas para atendimento, ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. A cor VERDE classifica os casos pouco urgentes, que podem aguardar até duas horas, e assim como os azuis podem ser encaminhados para outros serviços de saúde.

Os casos urgentes são classificados na cor AMARELA e podem aguardar até 50 minutos. A cor LARANJA é dos casos muito urgentes, com tempo de espera de no máximo dez minutos. E por fim, a cor VERMELHA é de atendimento imediato.