Cotidiano

Pacientes são instaladas no corredor da Maternidade

Denúncia de acompanhantes revela que uma mãe teve que ficar no corredor depois de dar à luz na tarde de ontem

Atualizada às 13h50

Usuários da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth denunciaram a instalação de pacientes nos corredores, além das más condições de infraestrutura da unidade de saúde nesta segunda-feira, 15.

Conforme informações de uma acompanhante, que preferiu não se identificar, a situação na unidade é ‘vergonhosa’. A denunciante afirma que os leitos estão cheios e as pacientes precisam ficar nos corredores com os recém-nascidos.

A familiar explica que a sua parente saiu da Ala das Orquídeas onde teve o bebê na tarde de ontem e foi encaminhada hoje para o corredor. “Só que o corredor é muito quente”, reclama. Outra problemática é do atraso do fornecimento de alimentação. “Serviram o almoço somente as 12h50”, completou.

INFRAESTRUTURA – Além da problemática da falta de leitos, a denunciante também apontou outros problemas na unidade como a falta de funcionamento efetivo das centrais de ar que não refrigeram adequadamente, portas quebradas nos banheiros e portas de isolamento que não fecham apropriadamente.

A familiar informou ainda que conversou com alguns funcionários e ouviu que os servidores não estão suportando a demanda. “Mas eles dizem que fazem o que podem para alojar as mães e os bebês”, acrescentou.

OUTRO LADO – Em nota, a Sesau informou que nos últimos dias o volume de atendimentos no Hospital Materno Infantil cresceu consideravelmente, ocasionando momentos de isolada superlotação na unidade.

“Ressalta que esses picos de atendimento fazem parte da rotina do hospital, porém, nenhuma paciente deixa de ser avaliada ou acompanhada, mesmo que ainda não tenha sido encaminhada para um leito”, informou a Sesau.

Por fim, a Secretaria de Saúde afirmou que o conserto de portas da unidade já está sendo providenciado e que os serviços de manutenção das centrais de ar estão ocorrendo normalmente, após troca da empresa prestadora do serviço. (P.C.)