Cotidiano

Pais e professores denunciam falta de livros para alunos

Material didático deveria ter sido entregue no começo do ano letivo e até o momento não foi distribuído nas unidades escolares

Pouco mais de um mês após o início do ano letivo na rede municipal de ensino, os alunos ainda não receberam os livros didáticos. Pais e professores procuraram a Folha para relatar que os estudantes estão com o desenvolvimento prejudicado pela falta de material.

Conforme relatou uma professora que não quis se identificar, uma reunião foi feita junto com os docentes e responsáveis pelos alunos para apresentar o planejamento escolar do ano letivo. Durante o encontro, foi informado pela gestão municipal que os livros seriam entregues antes do carnaval, o que não aconteceu até o momento.

A professora informou que a base educacional da rede municipal é de acordo com o programa de ensino de alfabetização do Instituto Alfa e Beto desde 2014, em que a Prefeitura de Boa Vista presta assistência e dá suporte aos professores e alunos. A Secretaria Municipal de Educação (Smec) faz um planejamento nos primeiros meses e repassa para os gestores das escolas, que realizam reuniões para definir os planos traçados a cada mês.

“O livro é ilustrativo e tem questões que a maior parte é de marcar, sublinhar e circular. Então, é difícil trabalharmos sem o material. Não tem papel para tirar xerox. A escola em que trabalho é de grande porte, tem de 16 a 20 turmas com até 33 alunos cada. São muitas atividades todos os dias. Como vamos tirar cópia para todos?”, questionou. A educadora disse que ao entrar em contato novamente com a Smec, foi informada que os livros chegariam até 25 de março.

Uma mulher que tem a filha matriculada no 4º ano de uma escola municipal no bairro Senador Hélio Campos reclamou que as atividades estão mais complexas e sem o apoio didático precisa procurar sobre o tema na Internet. 

“Aí, eu pergunto, quem não tem Internet em casa, como a criança fica sem responder os exercícios? Eles não sabem dizer quando vão chegar os livros porque cada vez é um prazo diferente”, sustentou.

Outra mulher que também não quis revelar a identidade e tem a filha matriculada no 1º ano, destacou que a demora na entrega dos livros afeta o aprendizado dos alunos, já que eles não conseguem acompanhar o conteúdo passado pelos professores na lousa. 

“Não tem outro jeito [de ensinar] porque isso é com os professores e os livros. No ano passado, eu acompanhei o desenvolvimento da minha filha, agora ela chega em casa e não tem atividade”, destacou. 

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber os motivos da demora na entrega dos livros. Questionou também se há uma previsão de chegada do material didático ou se será feito um novo planejamento escolar, enquanto os livros não chegam. Não houve resposta até a conclusão da matéria.