Cultura

Paixão de Cristo será encenada no Parque Germano Sampaio

Na décima edição, a Paixão de Cristo tem expectativa de público de 5 mil pessoas na Sexta-feira Santa, dia 19

As últimas horas de vida de Jesus Cristo serão encenadas por 180 atores do Grupo Teatral Jovens da Arte, da Área Missionária São Raimundo Nonato da Diocese de Roraima. A 10ª edição da Paixão de Cristo que ocorre em Boa Vista será na sexta-feira Santa, dia 19 de abril, no palco Aderval Rocha, no Parque Germano Augusto Sampaio, às 18 horas, zona Oeste da Capital. A expectativa de público é de cinco mil pessoas.

Os preparativos para o espetáculo iniciaram em novembro do ano passado, com pesquisas, roteiros, textos e figurino. A formação, que compreende no estudo no campo espiritual, bíblico, humano e teatral, iniciou em janeiro de 2019 e os ensaios vêm ocorrendo desde fevereiro.

Para tudo estar alinhado, o Grupo Teatral faz um ensaio geral na quinta-feira, véspera da apresentação, às 19 horas, no Palco Aderval Rocha. “Será um momento de oração, reflexão e espiritualidade. Vamos relembrar a trajetória de Jesus Cristo até a crucificação e ressurreição, com cenas de reflexão e uma atuação de qualidade, que a cada ano que passa nos surpreende”, disse Evangelista Siqueira, que há 10 anos faz parte da Coordenação de Comunicação do Evento.

Algo que chama a atenção na peça teatral é o figurino. Depois de pesquisas e estudos bíblicos, as roupas dos atores foram confeccionadas por voluntárias das comunidades da Igreja Católica. E para dar vida a tudo isso, além dos atores, o espetáculo terá grande estrutura de som e iluminação.

Para Maria Joselha da Silva, que representa Maria, mãe de Jesus, o sentimento é de profunda mística e pequenez. “Maria foi uma mulher muito forte na dor e muito Santa na oração, silêncio e seguimento ao próprio filho. Ela [Maria] é exemplo perfeito de ser Cristã e interpretá-la me aproxima de Jesus”, disse.

 ESTRUTURA – O público poderá se acomodar nas arquibancadas, que serão montadas no entorno do palco – laterais e frente -, como também na área frente ao palco. Mulheres lactantes, idosos e portadores de necessidades especiais terão local reservado.

A segurança de trânsito e do local serão feitos por agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Smtran (Secretaria Municipal de Trânsito), além de guardas municipais e policiais militares.