Cotidiano

Palestras para prevenir H1N1 serão intensificadas

Com o segundo caso de Influenza A (H1N1) confirmado em Roraima, medidas de segurança estão sendo tomadas para que se evite um surto da doença, a exemplo do que já acontece no Amazonas. Além da antecipação da campanha de vacinação para 10 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) solicitou que escolas estaduais repassem informações voltadas para a prevenção e controle da gripe.

Em ofício encaminhado para a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) em 17 de março, o pedido se estende para a determinação de que todo aluno, professor e demais funcionários que apresentarem suspeita clínica da Influenza devam permanecer em afastamento temporário e liberado para retornar à escola após o desaparecimento da febre por um período de 24 horas e clinicamente estável.

Os sintomas classificados pela secretaria são febre, tosse, dor de garganta e dificuldades respiratórias. Após o retorno à escola, a Sesau solicita que se mantenham as medidas preventivas de higienização no ambiente. A Seed informou que depois do recebimento do ofício, foi encaminhado para todas as unidades de ensino estaduais a orientação para que adotem as recomendações. 

“As escolas serão orientadas a trabalharem o tema, com apoio da Sesau, por meio de programas e atividades escolares, como palestras educativas, rodas de conversas e repasse de orientações a toda comunidade escolar”, completou a nota enviada à reportagem.

ENTENDA – Os dois primeiros registros de casos confirmados da doença colocaram Roraima em alerta, principalmente com o surto epidemiológico no Amazonas que já teve 28 mortes e 110 casos positivos até essa quinta-feira, 21. Em razão disso, o Estado conseguiu antecipar a campanha, que iria começar em 19 de abril.

As vacinas ainda não foram envidas para o Estado e devem chegar no fim deste mês, em que a Sesau informou que estariam disponíveis para vacinação antes mesmo do início da campanha. O Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI) calculou a meta de 194.470 pessoas para receberem a vacinação no Estado.

GRUPOS PRIORITÁRIOS – A previsão é que mais de 17 mil crianças de seis meses sejam vacinadas, assim como 29.561 entre dois e quatro anos recebam a vacina e também 9.989 de cinco anos. Completando o grupo de risco, as gestantes representam 8.533 para vacinação e 1.403 puérperas, mulheres que estão amamentando até 45 dias após o parto. 

Trabalhadores de saúde e professores também devem tomar a vacina, sendo 13.349 e 8.961 de cada grupo, respectivamente. Do sistema prisional, a estimativa é de 525 funcionários e 2.557 detentos, entre eles, jovens e adolescentes sob medida socioeducativa. Os indígenas representam o maior número dentro do público-alvo, com estimativa de 65.373 pessoas para se vacinarem. 

Cerca de 25.700 idosos e 11.450 pessoas com doenças crônicas completam os grupos de riscos que devem receber a vacina contra o H1N1. A população deve se proteger com melhoria da higienização das mãos e alimentação adequada.