Entretenimento

Panetones caseiros ajudam família a ter renda extra

O panetone é um alimento tradicional do natal, um pão de origem Italiana que só era feito em ocasiões especiais. No Brasil, chegou junto com a imigração dos italianos no século 19.

A receita tradicional leva frutas secas (cristalizadas), como uva-passa, damasco, abacaxi e pêssego, mas com o passar dos anos, foi ganhando novos ingredientes sendo feita de forma artesanal, dando  oportunidade para as doceiras adquirirem uma renda extra no fim de ano, é o caso de Safirah e Leda Almeida, mãe e filha que produzem e vendem os panetones caseiros.

As doceiras produzem dois tipos e fazem por encomenda. Um total de cem mini-panetones e 40 do tamanho tradicional que custam cerca de R$12 a R$40.  “Eles são vendidos nessa temporada, e iniciamos as vendas no mês de novembro sendo que as encomendas encerram no dia 30 de dezembro” disse Safirah.

Ela conta que os ingredientes são comprados em grande escala, mas as embalagens foram pedidas pela internet. “Fizemos uma pesquisa e compramos as embalagens fora, por que aqui é mais caro e difícil de encontrar. Tivemos uns problemas, mas o material chegou a tempo de entregar as encomendas” disse Leda Almeida.

As doceiras produzem dois tipos de panetones e fazem por encomenda (Foto: Divulgação)

Ainda assim, elas contam que a crise do estado prejudicou a vendas nesse período. “Tivemos que abrir um pouco a mão do lucro, pra não subir tanto o valor do panetone, já que as vendas foram menores que nós esperávamos. Mas ainda assim, é uma forma de aproveitar o período para uma renda extra” disse.

Além dos panetones, as empreendedoras vendem bombons para casamento, brigadeiros, doces para festas e produtos temáticos para datas comemorativas. Antes de abrir na própria doceteria, elas fizeram uma pesquisa de mercado para saber como estão os produtos industrializados em relação aos alimentos artesanais.

“Os clientes preferem os caseiros por achar mais saborosos. Os industrializados são secos e esfarelam quando a gente vai comer, já a receita caseira deixa o pão mais molhadinho” finaliza. Para conferir outras receitas basta seguir o @eedleite, as encomendas podem ser feitas por telefone 981213581.