Cotidiano

Paralisação de serviços é temporária, alega construtora

Uma das alterações da praça é a troca do piso de areia nos playgrounds infantis por um de cimento e, após isso, a inclusão de um piso emborrachado

A empresa contratada pela Prefeitura de Boa Vista para revitalização da praça municipal Matheus Yukio Sato, no bairro Centenário, informou que os serviços foram temporariamente paralisados em razão da demora na entrega de materiais, importados de São Paulo. A falta de trabalhadores chamou a atenção de moradores da Capital, já que algumas das obras estavam previstas para serem concluídas até o final deste ano.

O engenheiro José Jair, da construtora responsável pelas obras similares em 12 praças municipais, informou que não se trata de uma ação de reforma, mas sim de acréscimos de serviços. Uma delas é a troca do piso de areia nos playgrounds infantis por um de cimento e, após isso, a inclusão de um piso emborrachado. A alteração se dá para evitar que as crianças tenham contato com bactérias vindas da terra e evitem se machucar em caso de acidentes com alguns dos brinquedos.

“O piso emborrachado é 100% pensado na segurança das crianças. Foi feito para duas coisas: eliminar a parte de contaminação das crianças e para evitar acidentes. É um produto que é mais seguro que a areia, absorve mais impacto”, reforçou.

José Jair explicou ainda que a falta do piso emborrachado na Região Norte fez com que a empresa encomendasse o material de São Paulo, o que ocasionou na demora da entrega das praças. “Esse piso emborrachado não foi feito agora porque o material está vindo de São Paulo. Esse piso demora muito a chegar porque ele é feito sob encomenda. Nenhuma fábrica tem na prateleira e o processo de fabricação é meio lento. Mas os pisos já foram encomendados”, adiantou.

Além da área dos brinquedos, haverá também a implantação da academia ao ar livre em algumas praças, ou seja, os equipamentos para realização de atividades físicas já vistos em algumas localidades da Capital.

Sobre a previsão de entrega das praças, o engenheiro revelou que o prazo de término dos serviços deverá ser prolongado. “A data de entrega é baseada na chegada do material. O piso emborrachado é feito sob encomenda e só vai chegar em janeiro aqui em Boa Vista, então, não tem como”, afirmou. “Nós vamos colocar na placa uma nova data”, frisou.

Com relação à ausência de funcionários da construtora trabalhando na praça, o engenheiro explicou que o serviço foi paralisado temporariamente até a chegada dos materiais. “Como foi concluído o piso cimentado, eu não vou deixar os funcionários lá parados esperando o piso emborrachado. Depois de todo o trabalho que pode ser feito, se retira todo mundo e parte para a próxima praça”, completou. “Quando chegar o piso emborrachado, volta todo mundo para o trabalho”, acrescentou.

Por fim, o engenheiro informou que os serviços de acréscimos já foram finalizados em oito das 12 praças municipais, sendo a próxima a praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia.

ENTENDA O CASO – No início do mês, moradores relataram que a praça Matheus Yukio Sato, localizada no bairro Centenário, estava passando por reformas e com prazo de entrega da obra para dezembro deste ano. No entanto, passando por lá, quase não se percebeu que o espaço está passando por uma revitalização já que não havia funcionários trabalhando no local. (P.C.)