Cotidiano

Passageiros cobram da Prefeitura conclusão de abrigos de ônibus

Paradas em bairros como Jardim Primavera e Cinturão Verde não têm assentos para que passageiros aguardem ônibus

Os usuários de transporte coletivo de Boa Vista reclamam da superlotação em veículos que fazem as rotas nos bairros Silvio Leite, Jardim Primavera, Pérola, Nova Cidade, Centenário, Cinturão Verde e Caçari. Eles afirmam que o município não promove nenhuma adequação nas linhas há mais de cinco anos e todos os dias enfrentam problemas para se deslocar ao trabalho e à escola.

Além da superlotação, outro problema enfrentado pela população que reside nos bairros Jardim Primavera, Centenário e Cinturão Verde é com relação aos abrigos, que não foram concluídos pela Prefeitura de Boa Vista, causando transtorno aos passageiros neste período de chuvas.

“Dependo da linha 401 que passa na rua Flamboyant, no bairro Jardim Primavera. Antes até tínhamos como nos abrigar do sol e da chuva na antiga parada que servia de suporte. No entanto, há mais de cinco meses derrubaram a parada sem ter concluído o novo abrigo. Além da chuva, enfrentamos perigo para chegar em casa à noite em razão da escuridão. O ponto de ônibus antigo ficava num local melhor iluminado”, comentou a estudante Juliana Dama.

Na mesma situação está Junior Santos, de 23 anos, que trabalha em um supermercado no Centro. Ele afirmou que há cinco meses aguarda o ônibus embaixo de sol ou de chuva. “Esta semana, a maioria das pessoas que aguardava o transporte coletivo ficou indignada, sem ter como se abrigar da forte chuva. Já ligamos várias vezes para a central 156 buscando informação sobre a conclusão deste abrigo, mas a única resposta é que devemos aguardar a retomada das obras nos próximos meses”, informou.

Passageiros cobram ampliação da frota

A maioria da população que reside em bairros da zona oeste e necessita se deslocar todos os dias até o Centro enfrenta longas filas para garantir uma vaga no coletivo, por conta da quantidade limitada de ônibus. Para não chegarem atrasados na escola ou no trabalho, muitos usuários vão cedo para as paradas.

O estudante Pablo Cardoso, de 18 anos, chega à parada de ônibus localizada na avenida Centenário bem cedo todos os dias. Ele também disputa uma vaga na linha 215 em direção ao Centro.

“No período do verão, era o sol quente. Agora no inverno é a chuva e, quase todos os dias, necessito trazer uma camisa extra para trocar. Há meses essa obra não foi concluída e inúmeras pessoas se abrigam como podem. Outra situação é essa superlotação. Por várias vezes já solicitamos a ampliação de ônibus para atender as pessoas que residem neste bairro”, reclamou.

Emhur diz que fará ajuste das rotas de ônibus

A Prefeitura de Boa Vista informou que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) já está elaborando um estudo técnico para ajustar as rotas de ônibus, que será lançado em breve, dando maior comodidade ao serviço de transporte coletivo. As mudanças incluem alterações de itinerários e unificação de rotas.

Com relação aos abrigos, a administração municipal informou que [os abrigos] estão sendo finalizados dentro de um cronograma e que até a segunda quinzena de julho devem estar concluídos. (R.G)