Cultura

Peça de teatro ensina química e física para crianças

O projeto é realizado por estudantes da Universidade Federal de Roraima

Pela primeira vez em Roraima, estudantes de química e física realizam peça teatral com enredo cientifico. Com o tema “Química na Cozinha” o evento é destinado as crianças, as apresentações são abertas ao público e ocorrem durante o mês de novembro, no auditório Alexandre Borges nos dias 13 e 26 e no teatro SESC no dia 19.

O projeto “Ciências em cena” foi criado em agosto deste ano e é realizado por 30 estudantes da Universidade Federal de Roraima. Barbara Victoria, 19 anos é estudante de Química e uma das autoras da peça, para ela o enredo com intervenção cientifica, auxilia no aprendizado das crianças.

“O projeto surgiu através de uma amiga que fez uma viajem para participar de um congresso e lá ela assistiu uma peça teatral com temas científicos, nossa orientadora abraçou a ideia e nós lançamos o projeto no meio do ano, com o objetivo de levar um pouco da ciência para as crianças de forma lúdica.”

Programação

A peça tem como enredo central a história de Gregório Newton, um garoto curioso, mas que ainda não despertou tal curiosidade para a ciência. Ele vai passar um dia com a tia Marie, química, que irá apresentar o maravilhoso mundo da disciplina presente na cozinha. Ao longo da peça, temos intervenções de cientistas com explicações mais técnicas dos termos trazidos pela tia Marie e também intervenções lúdicas que tratam histórias desde o ciclo da chuva à história do fogo.

Matéria por Yara Walker

Serviço

Química na cozinha

Auditório Alexandre Borges (UFRR)

Dia 13 (18 horas) e 26 (20 horas)

Teatro SESC no dia 19

(15h, 16h e 17h)