Política

Pedido de habeas corpus de deputada é negado pelo STJ

Yonne Pedroso cumpre prisão domiciliar concedida pela Justiça Federal; Ela ainda não tomou posse do cargo na Assembleia Legislativa

O ministro Antônio Sardinha Palheiro, da sexta turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa da deputada estadual Yonne Pedroso, presa durante a Operação Zaragata, deflagrada pela Polícia Federal no dia 14 de dezembro do ano passado.

Atualmente, a parlamentar do Partido Solidariedade (SD) cumpre prisão domiciliar concedida pelo juiz Igor Itapari, da 1ª Vara da Justiça Federal. Ione foi diplomada como deputada, mas ainda não assumiu vaga na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Além dela, outras nove pessoas também foram alvo de ação que investiga o desvio de verbas públicas destinadas para o transporte escolar. As investigações da PF apontam para um prejuízo financeiro de mais R$ 50 milhões.

Por coincidência, o último envolvido que ainda restava ser preso, José Wallace Barbosa, que é marido da deputada, foi localizado na cidade de São Paulo após quase um mês foragido. Ele é considerado o principal beneficiado do esquema.