Perguntas para sabatina devem ser enviadas para site da UFRR

Temas serão saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento regional e gestão pública

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com Instituto Federal de Roraima (IFRR), realizará uma sabatina com os candidatos ao Governo do Estado de Roraima no dia 1º de outubro, às 18h30, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), localizado na entrada do campus Paricarana, da UFRR. O evento será mediado por professores das duas instituições que direcionarão perguntas aos candidatos.

O evento será aberto ao público em geral e quem desejar sugerir perguntas, que serão previamente selecionadas por professores das duas instituições organizadoras, pode encaminhá-las até o dia 25 de setembro, por meio do formulário eletrônico disponível no link e nos sites da UFRR e do IFRR.

As perguntas devem ser objetivas e referir-se a um dos cinco temas preestabelecidos para a sabatina: saúde, educação, gestão pública, desenvolvimento regional e segurança pública. Todos eles abrangem a interface temática “questão migratória”. Os candidatos não terão acesso prévio às perguntas.

É possível enviar questionamentos para apenas uma área, para todas as áreas e mais de uma pergunta por tema.

“Os professores irão fazer uma seleção e escolher cinco perguntas, essas perguntas serão colocadas em recipiente transparente e serão sorteadas, são perguntas que serão pré-escolhidas, mas serão sorteadas na hora para os candidatos pelo professor que estará mediando”, informou a assessoria do IFRR.

Da Universidade Federal de Roraima (UFRR), dois professores já estão confirmados e um ainda será convidado. Dois professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) estão parcialmente confirmados.

O professor do curso de Medicina da UFRR, Antonio Sansevero, irá conduzir o tema saúde. Para mediar a sabatina sobre segurança pública, o convidado foi o professor de Direito Luiz Bruno Ferro. O professor escolhido para tratar de gestão pública ainda será convidado.

A assessoria do IFRR informou que ainda estão aguardando a liberação do diretor geral, mas que o provável é que a professora de Ciências Sociais, Pierlângela Cunha, cuide do tema desenvolvimento regional e o professor da área de História, Guilherme Ramos, seja o mediador sobre educação. 

Todos os candidatos participaram da primeira reunião, em que foi sorteada a ordem das perguntas e foram repassadas informações sobre as normas do evento, e todos confirmaram presença na sabatina.

De acordo com sorteio feito no início do mês, em reunião da comissão organizadora com os assessores dos candidatos, o primeiro a ser sabatinado, no dia 1° de outubro, será Fábio Almeida, às 18h30. Depois, será a vez de Suely Campos, às 19 horas, seguida de Telmário Mota, às 19h30, Anchieta Júnior, às 20 horas, e Antônio Denarium, às 20h30.

REGRAS – No dia do evento, não haverá microfone aberto ao público, pois o tempo estará cronometrado para perguntas e respostas a que os candidatos serão submetidos individualmente, no palco. 

Não será permitida panfletagem, claquete, bandeiras e faixas de candidatos no espaço do evento. Equipes de filmagem de candidatos também não poderão fazer registros. Já a imprensa local poderá participar mediante prévio cadastro, mas não será permitida a captação de imagens para uso em outros fins que não os didático-pedagógicos propostos para a atividade.