Saúde e Bem-estar

Pés masculinos precisam de atenção especial

Cuidar dos pés é um hábito essencial para a saúde, principalmente para os homens

Ao contrário do que muitos pensam, cuidar dos pés vai além de uma questão de vaidade, sendo um hábito fundamental para nossa higiene e saúde. Durante a rotina fora de casa, passamos a maior parte do dia usando sapatos fechados, então, além dos nossos pés sustentarem o peso do corpo o dia inteiro, eles também ficam mais vulneráveis à ação de bactérias, fungos e micróbios no confinamento dos calçados.

A maioria das mulheres já tem o hábito de cuidar dos pés, mas muitos homens não dão a devida atenção a tais cuidados, e isso precisa mudar o quanto antes, pois os pés masculinos necessitam de atenção especial. A maioria das glândulas sudoríparas (responsáveis por produzir o suor) está presente nas mãos e nos pés, então, consequentemente, essas partes transpiram muito mais que o resto do corpo, chegando até a transpirar quatro vezes mais que as axilas.

No caso dos homens, essa transpiração é ainda maior, pois naturalmente eles transpiram mais que as mulheres. Ao usar um sapato fechado o dia inteiro, os pés ficam abafados e continuam transpirando, criando um excesso de umidade nessa região. É aí que as bactérias e os fungos entram em ação, criando quadros de infecção como micose, frieira e aquele famoso mau cheiro.

Aqueles que praticam esportes ficam ainda mais suscetíveis a esses problemas, pois as atividades físicas estimulam ainda mais a transpiração, além dos riscos de lesões e, caso frequente algum vestiário, a exposição a bactérias e fungos. A boa notícia é que cuidar dos pés não é uma tarefa difícil e todos não só podem como devem adotar alguns hábitos diários.

O primeiro deles é escolher sapatos apropriados, que não sufoquem tanto os pés. Muitos não podem alterar o código de vestimenta da empresa em que trabalham e precisam usar sapatos fechados a maior parte do dia, mas ainda assim é possível balancear. Ao chegar em casa, deixe os pés livres e não use meias – apenas um chinelo masculino , para garantir que eles possam “respirar”.

No banho, lave bem os pés e, ao sair, seque bastante entre os dedos, pois é a área onde os microrganismos se acumulam com mais facilidade. Evite usar meia ou sapato logo após sair do banho – é recomendado esperar que os pés sequem completamente antes de calçar algo. Cortar as unhas também é essencial, pois unhas grandes podem acumular sujeira e, com isso, mais microrganismos.

Esses são cuidados básicos de higiene pessoal que evitam muitas complicações voltadas para a saúde. Seus pés são tão importantes quanto qualquer parte do seu corpo, então não deixe de cuidar deles!