Polícia

Pescador morre afogado no Rio Branco

Irmão acredita que pescador tenha sofrido um mal súbito ou uma cãibra enquanto nadava para recuperar canoa, próximo à Ponte dos Macuxi

Até mesmo as pessoas mais experientes, como pescadores, estão sujeitas a morrer afogadas. Na tarde do domingo, 13, por volta das 15h30, Benedito do Socorro Pinheiro, de 53 anos, que era pescador profissional, desapareceu nas águas do rio Branco, próximo à Ponte dos Macuxi, enquanto tentava recuperar sua embarcação.

De acordo com as informações da irmã de Benedito, ele estava com a família, jogando a tarrafa de cima das pedras. Quando viu a correnteza levar a canoa, se jogou na água e nadou em direção à embarcação na tentativa de recuperá-la, mas faltando apenas dois metros para chegar até ela, afundou e não retornou à superfície.

A irmã lamentou a morte de Benedito e levantou algumas hipóteses para sua morte. Ela acredita que o pescador tenha sofrido um mal súbito ou uma cãibra que o impossibilitou continuar nadando.

“Ele era muito experiente e desde pequeno era como um peixe dentro d’água. Ele estava com um problema no estômago e cansava muito rápido, talvez a morte também tenha relação com isso”, declarou.

O corpo da vítima ficou submerso até o começo da noite do domingo, quando foi localizado por uma equipe de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros. Após o resgate, a perícia foi acionada. Ao fim dos procedimentos técnicos, o rabecão do IML removeu o cadáver para ser submetido à necropsia.

A mulher e os filhos acompanharam todo o trabalho de buscas dos bombeiros e também foram testemunhas do momento em que a vítima se afogou.

Na manhã de ontem, 14, o corpo foi liberado para funeral e sepultamento.

“Eu nunca imaginei que meu irmão iria morrer assim, dentro da água, onde ele tinha controle de tudo. Meu medo era de ele morrer de acidente, porque às vezes bebia e conduzia a moto”, disse.

A morte, segundo a cópia do laudo entregue à família, se deu por asfixia mecânica em meio ao líquido, ou seja, por afogamento. (J.B)