Cotidiano

Pesquisa mostra que 78% da sociedade aprova atuação da Defensoria

O Estudo ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos e cidadãs: 59%

Pesquisa divulgada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indica que 78% da sociedade aprova atuação da Defensoria Pública. Os dados constam em Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 2, no Rio de Janeiro (RJ).

Os 78% de aprovação, o maior índice obtido na avaliação feita pela sociedade, mostram que as pessoas entrevistadas consideram a atuação da Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”.

A Defensoria também é líder na análise de sua atuação feita por advogados: 86% desses profissionais do Direito consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular”.

O Estudo ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos e cidadãs: 59%.

“A Defensoria está crescendo em todo Brasil, sendo ainda mais conhecida pela população brasileira. E, essa pesquisa demonstra que nós defensores públicos têm trabalhando com excelência e com servidores de qualidade”, citou o defensor público-geral, Stélio Dener.

Ele acredita que as gestões nacionais contribuíram para esse resultado satisfatório. “Em relação ao Colégio de Defensores Públicos-Gerais do Brasil e a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, ambos, atuam com políticas nacionais voltadas para servir melhor a população”, lembrou.

A Defensoria, às voltas com a falta de recursos, Dener pontuou que é uma questão natural, mas as autoridades tanto da esfera federal e estadual precisam ter um olhar diferenciado para a Defensoria Pública. “Somos a instituição mais nova no tripé do Sistema de Justiça em todos os estados, em comparação com os Tribunais de Justiça e Ministérios Públicos Estaduais, porque esses dois órgãos já foram implementados juntos com a Constituição de 88. De lá para cá, a Defensoria vem galgando a sua autonomia plena”, complementou.

Dener mencionou que a criação da Instituição em Roraima, somente ocorreu no ano de 2000, e posteriormente, em 2002, foi realizado o primeiro concurso para Membros. “Nós temos 19 anos de implementação, acabamos de chegar a nossa maioridade. Por essa razão, é de suma importância diferenciar a questão orçamentária. Também continuar a insistência com as autoridades estaduais e federais que é necessário o crescimento ainda mais, para que possamos alcançar o que os outros órgãos já estão fazendo a nível da tutela jurisdicional que é prestada pelo estado à população, pois realizamos atendimento jurídico gratuito”, argumentou.

JUDICIÁRIO: Na análise entre Poderes, o Estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%), disse confiar.

Os dados oficiais da pesquisa também indicam, entre outros apontamentos, que 59% das pessoas consideram que vale a pena recorrer à Justiça para solucionar alguma situação de conflito.

A pesquisa: Conforme informações da AMB, o Estudo foi realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos, em todas as regiões do País.

Ainda conforme a Associação dos Magistrados, a coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.