Política

Plenário escolhe conselheiro do TCE-RR na próxima terça

Restaram oito candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) após a sabatina realizada nessa segunda-feira,18, na Assembleia Legislativa de Roraima. Inicialmente, 11 concorrentes estavam inscritos, conforme publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo de 15 de março, no entanto, antes de iniciar a reunião, Maria Dantas Nóbrega e Walker de Oliveira Thomé renunciaram.

Por motivo de saúde, João de Carvalho apresentou requerimento para adiamento de arguição, o qual foi indeferido pela Comissão Especial Externa que conduz o processo, conforme relatório da deputada Betânia Medeiros (PV), acompanhada pelos deputados Neto Loureiro (PMB) e Evangelista Siqueira (PT). Na semana passada, o deputado Jorge Everton (MDB) foi o primeiro a retirar a candidatura.

Cada concorrente teve até 20 minutos para responder aos questionamentos dos parlamentares sobre suas aptidões técnicas para o cargo. A reunião durou cerca de três horas. Todos os que continuaram no processo receberam parecer e voto favorável para seguir concorrendo ao cargo. 

O presidente da Assembleia Legislativa e da Comissão Especial Externa, deputado Jalser Renier (SD), avaliou que os participantes mostraram preparação e conhecimento técnico suficiente. 

“A gente percebe que são candidatos extremamente bem-intencionados e preparados para ocupar qualquer cargo que estiver dentro das possibilidades. Foi realmente uma sabatina muito boa e todos os candidatos tiveram oportunidade de apresentar suas propostas e planejamento, caso venha ser eleito pelo colegiado da

Assembleia Legislativa como conselheiro do Tribunal de Contas. A avaliação foi extremamente positiva e entendemos que essa transparência da Assembleia Legislativa na condução do processo só ratifica que realmente nós estamos no caminho certo”, afirmou.

O próximo passo será a publicação dos nomes em edital. Com isso, a Casa Legislativa terá cinco dias para votação em plenário, que ocorrerá na terça-feira da próxima semana.