Polícia

Polícia Civil realizou 26 operações este ano e prendeu 73 pessoas

Uma das operações realizadas recentemente resultou na prisão de 19 traficantes que atuavam na praça Mané Garrincha.

O Núcleo de Inteligência do Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, realizou somente este ano 26 operações que resultaram na prisão de 73 pessoas. Para o chefe do Núcleo de Inteligência, Rogério Néris, as ações de Inteligência foram fundamentais para a solução de diversos crimes no Estado, como a desarticulação de diversas quadrilhas de assaltantes e na prisão de traficantes de drogas no Estado.

Ele analisa ainda que dentre as operações realizadas, algumas se destacaram pela rapidez na investigação e na resolução de casos, sendo alguns deles solucionados antes mesmo de o crime acontecer de fato.

Um desses casos foi a prisão da quadrilha de arrombadores de caixas eletrônicos em fevereiro de 2015. Os assaltantes foram interceptados quando tentavam arrombar o caixa localizado na Secretaria Estadual de Agricultura (Seapa). A ação policial finalizou com a prisão de três indivíduos em flagrante.

Outro caso elucidado foi o latrocínio que vitimou Gilberto Araújo da Silva, 32 anos. No dia 19 de maio, José Nilton Dias Gomes foi ao banco juntamente com Gilberto para sacar R$ 443 mil e após se apossar do dinheiro, matou e ocultou o corpo da vítima.

O acusado foi preso após uma investigação realizada pelo Núcleo, que acompanhou os passos do acusado até a descoberta do dinheiro em um terreno, e posteriormente, o corpo da vítima foi encontrado pela equipe do 1º Distrito Policial.

As praças da capital são usadas constantemente para a venda de drogas e, para coibir esse tipo de ação, o Núcleo realizou durante seis meses o acompanhamento da rotina de traficantes na Praça Mané Garrincha. Durante o trabalho foram identificados 23 traficantes, todos eles com imagens do exato momento em que vendiam entorpecentes. O trabalho finalizou com a maior Operação do ano, onde foram presos 19 traficantes.

De acordo com Rogério Néris, a equipe é responsável por dar suporte às delegacias em investigações mais complexas. “O Núcleo é solicitado na resolução de casos que demandam uma investigação minuciosa para que se chegue até os acusados”, afirmou.

Ainda segundo o chefe do Núcleo, o setor desenvolve um trabalho de identificação de possíveis traficantes de drogas. “Muitas vezes o indivíduo é preso diversas vezes pela Polícia Militar com drogas e alega ser usuário. Trabalhamos no sentido de monitorar e identificar quais desses são traficantes”, destacou.

ATRIBUIÇÕES
O Núcleo de Inteligência é o organismo da Polícia Civil responsável por desempenhar as atividades de Inteligência de Polícia Judiciária que é o exercício permanente de ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais na esfera de Segurança Pública.

O setor desenvolve ações que auxiliam os diversos setores da Polícia Civil, participando de missões, produzindo conhecimentos, operacionalizando interceptações telefônicas, entre outros.