Polícia

Polícia elucida crime e autua seis em flagrante

Indivíduos envolvidos são acusados de crimes de latrocínio, organização criminosa, disparo de arma de fogo e porte de arma de fogo de uso restrito

Dando prosseguimento às investigações, equipes da Polícia Militar, Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc) e da Polícia Civil realizaram uma ação na qual seis pessoas foram presas e autuadas em flagrante pela delegada Eliane Gonçalves, no 5º Distrito Policial. Todos eles têm envolvimento com o assalto da agência do Banco do Brasil da avenida São Sebastião e com a morte do sargento da Polícia Militar Josué da Silva dos Santos, de 46 anos.

Os seis indivíduos são acusados de crimes de latrocínio, organização criminosa, disparo de arma de fogo e porte de arma de fogo de uso restrito. Os crimes ocorreram na última sexta-feira, 9, na agência que fica no bairro Tancredo Neves, zona oeste da Capital. As prisões ocorreram por etapas, logo após a morte do sargento, que agiu para evitar o assalto e impedir a fuga dos ladrões que tinham acabado de roubar malotes com dinheiro dentro da agência.

De acordo com informações prestadas à delegada Eliane Gonçalves por um vigilante, que abriu a agência nesse dia, inicialmente dois homens entraram no estabelecimento. Um deles o rendeu, estando em posse de um revólver calibre 38 e o segundo rendeu outro segurança.

As armas dos vigilantes foram tomadas pelos ladrões e, em seguida, os dois homens foram até os três caixas que estavam abertos e os obrigaram a entregar o dinheiro. Em ato contínuo, os ladrões renderam o gerente da agência e o levaram para uma parte interna da agência, para evitar que ele acionasse a Polícia.

Foi informado também que um terceiro criminoso entrou na agência, apressando os comparsas para que saíssem do local. Ainda segundo o que foi dito pelo vigilante, dois dos ladrões estavam deixando a agência quando foram ouvidos estampidos de tiros, do lado de fora. Um terceiro criminoso que ainda estava no interior da agência, abaixou-se, mas conseguiu sair do local.

A testemunha e também vítima disse ainda à delegada que, uma pessoa, que ele não sabe quem é, entrou na agência logo após os tiros e lhe entregou um malote de dinheiro e uma arma de fogo, que foram apresentados à Polícia Militar.

IDENTIFICAÇÃO DOS CRIMINOSOS – Pelas imagens do circuito interno de segurança ficou comprovado que o assaltante que rendeu o vigilante foi Igo Nascimento Cerejo, apelidado de “Coruja”, de 20 anos. Wennerson Almeida de Souza, apelidado de “WN”, de 23 anos, foi apontado como o segundo ladrão que entrou na agência e junto com seu comparsa ajudou a roubar os malotes com dinheiro. Foi ele também um dos que atirou contra o policial Militar Josué da Silva Santos, na saída da agência bancária.

O terceiro criminoso que também entrou na agência foi identificado como sendo Weverton Jesus dos Santos, de 24 anos. Uma quarta pessoa integrante do bando estava do lado de fora da agência dando cobertura. Trata-se de Fernando dos Santos Carneiro, de 29 anos, apelidado de “Vandinho ou Dog”.

VÍTIMAS – De acordo com depoimento de policiais militares à delegada Eliane Gonçalves, ao serem comunicados da ocorrência na agência bancária, os policiais iniciaram os trabalhos e confirmaram que além do sargento Josué, que morreu no Hospital, outras três pessoas ficaram feridas. Todos foram levados para atendimento médico no Pronto Socorro Francisco Elesbão, mas não foi confirmada gravidade.

Ainda na agência bancária foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola ponto 40, seis munições de calibre 38 e um malote contendo R$ 13.624,00.

Assaltante sobrevivente conta detalhes do crime

Durante o interrogatório de Weverton Jesus dos Santos, na Delegacia, ele confessou a participação no crime e contou detalhes da ação criminosa. O infrator disse que decidiram roubar dinheiro na agência bancária para comprarem armas e se fortalecerem para combater uma organização criminosa rival.

O carro utilizado pelos criminosos era um gol branco, de placas NAM-0249, pertencente a Igor Cerejo. O veículo inicialmente estava aos cuidados de Fernando Carneiro, enquanto os demais entravam na agência. Eles acreditavam que havia três seguranças no local e ficaram estudando a forma que iriam iniciar o crime, já no interior da agência, “estudando o movimento”.

Weverton dos Santos disse ainda que deixou a agência, após roubarem os malotes, juntamente com WN, com as armas em punho, no exato momento em que o policial Militar Josué dos Santos chegava ao local. Disse também que houve troca de tiros inicialmente entre WN e o policial Militar, mas que não chegou a atirar nessa ocasião. Entretanto, acredita que Igor Cerejo e o comparsa Fernando também tenham atirado contra o policial Josué, surpreendendo-o pelas costas.

COMPARSAS – As diligências realizadas pelos policiais militares, ainda ao longo de sexta-feira, resultaram na prisão de José Whytiman Alves Maciel, Maísa Nazaré Amorim, Lais da Costa Paulo e Delma Nazaré Amorim.

De acordo com depoimento dos policiais militares, as três mulheres foram até o Pronto Socorro em busca de informações a respeito dos envolvidos no Banco do Brasil e se identificaram como namoradas deles.

Os policiais as abordaram e durante revista nos telefones celulares de uma delas, Delma Amorim, foram encontradas troca de mensagens comprometedoras com a irmã dela, Maíza Amorim, inclusive fotos do bando com armas, em uma residência que servia como uma espécie de “Quartel General” do bando.

Os policiais foram até o endereço, na rua Raimundo Rodrigues Coelho, no Pintolândia, onde localizaram José Whytiman Alves Maciel, mais conhecido como “Oitão”, pertencente a uma organização criminosa. Durante a revista na casa, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, droga, dinheiro e uma balança de precisão dentro do fogão. Na residência, foram apreendidas várias máscaras, provavelmente usadas pelo bando para a prática de crimes.

De acordo com os policiais, ficou comprovada a participação de José Whytiman com o bando e que ele tinha uma função de dar apoio logístico à organização criminosa da qual fazem parte. Foi apreendido ainda um veículo Gol com a placa NAJ-8728, adulterado, pois o veículo originalmente tem a placa NAJ-0729.

De acordo com a delegada, José Whytiman Alves Maciel, Maísa Nazaré Amorim, Lais da Costa Paulo, Delma Nazaré Amorim, Weverton Jesus dos Santos e Fernando Santos Carneiro foram autuados em flagrante pelos crimes praticados. Eles foram apresentados em Audiência de Custódia e tiveram suas prisões convertidas em prisão preventiva, com exceção de Lais da Costa Paulo que recebeu liberdade provisória mediante condições cautelares. (J.B)