Polícia

Policias prendem quadrilha que atirou e baleou mulher

Vítimas saíam de carro de casa, por volta das 7h30, quando foram abordadas por um homem armado que tentou abrir a porta do veículo

O bando que praticou uma tentativa de assalto na manhã de terça-feira, 12, na Rua Mato Grosso, bairro dos Estados, foi preso quinta-feira, 14, em uma ação integrada entre as forças de Segurança Pública, coordenadas pela Polícia Civil. Três homens que participaram do roubo malsucedido foram identificados durante as investigações. Na ocasião, uma das vítimas, J. P.S., de 27 anos, foi atingida com um tiro no joelho.

De acordo com informações do diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Adriano Santos, quando a Polícia Civil recebeu a informação do crime, imediatamente uma equipe do Grupo de Resposta Imediata (GRI) foi acionada e iniciou diligências, indo até o Hospital Geral de Roraima (HGR) para buscar informações com a vítima.

O marido da mulher baleada foi a primeira pessoa a conversar com os investigadores, uma vez que foi encontrado do lado de fora do pronto atendimento e informou que, devido à gravidade do ferimento, ela seria submetida a uma cirurgia.

Peritos do Instituto de Criminalística e do Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC) foram chamados para realizar perícia no veículo das vítimas, ocasião em que constataram que três disparos acertaram o carro e a trajetória das balas indica que, possivelmente, os tiros foram em direção ao motorista do veículo. 

O CRIME – As vítimas saíam de carro de casa, por volta das 7h30, quando foram abordadas por um homem armado que tentou abrir a porta do veículo. O motorista tentou impedir a ação do criminoso, puxando a porta do automóvel, ocasião em que tiros foram disparados, sendo que um deles acertou a mulher, que estava sentada no banco do passageiro.

De acordo com o delegado Adriano Santos, é importante destacar que houve uma integração entre as forças de segurança e o primeiro atendimento foi realizado por equipes do GRI e da Força Nacional. As diligências foram ininterruptas e culminaram na prisão dos três autores do crime. As prisões começaram a ser feitas no fim da tarde de quinta-feira e se encerraram no início da noite.

PRISÕES – Foram presos o autônomo Abílio Soares de Souza Neto, de 32 anos; o auxiliar de funerária Allan Pereira Santos, de 20, e Simão Pedro da Silva Sousa, de 19, batizado como “Corintiano”. As investigações, a partir das análises das câmeras de segurança e oitivas dos bandidos, possibilitaram às forças de segurança fazer uma espécie de reconstituição do crime e identificar a atuação de cada um dos envolvidos.

Abílio Soares foi preso em casa, no bairro Pedra Pintada, zona rural de Boa Vista. Ele tem passagens pela polícia por roubo e está com alvará de soltura desde abril de 2018. Soares é apontado como mentor intelectual do crime, tendo sido responsável por todos os levantamentos das informações, locais, horários, rotinas das vítimas e logística. 

O carro usado pela quadrilha para a execução do crime, um Chevrolet Corsa, cor preta, de placa NOV-1375, e a arma do crime, um revólver calibre 38, são dele. O veículo foi apreendido na casa de um amigo de Abílio Soares, no mesmo bairro em que mora. No local, os policiais apreenderam uma pequena quantidade de skunk e dinheiro trocado. Ele alegou ser usuário de drogas e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

O segundo a ser preso foi Allan Pereira Santos, no bairro Mecejana. Ele cumpre pena por roubo e tráfico no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em regime semiaberto.

Já Simão Pedro da Silva Sousa foi preso na casa da mãe dele, no bairro Santa Luzia. Ele é apontado como autor dos disparos e tem passagens na polícia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, tendo saído na segunda-feira, 11, após um alvará de soltura, um dia antes do crime.

De acordo com o diretor do DPJC, após os três terem combinado o crime, pois pretendiam roubar dinheiro das vítimas, decidiram executá-lo na manhã de terça-feira. Eles pararam o veículo na frente da casa das vítimas por 12 minutos, mas como ninguém saiu, ficaram rondando nas imediações.

Era Abílio Soares quem dirigia. Ele parou o carro em uma rua próxima à residência das vítimas. Simão Pedro desceu do veículo e ficou andando na porta da casa das vítimas, fingindo estar mexendo no telefone celular. Minutos depois, o casal abriu o portão e saiu no automóvel, quando foi abordado por Simão Pedro que tentou abrir a porta. O motorista reagiu, puxando a porta, e Simão correu efetuando os três disparos.

Após a análise de todas as imagens, submetidas à perícia, as diligências começaram imediatamente e prosseguiram de forma ininterrupta, culminando com a prisão dos elementos. Diligências estão sendo realizadas para localizar a arma de fogo usada no crime, pois os suspeitos declararam ter sido jogada em um terreno baldio, no Centro. O auto de prisão em flagrante foi realizado pela equipe do GRI nas instalações do 3º DP.

Os três homens foram autuados por roubo tentado, triplamente qualificado, com mais de dois autores, com uso de arma de fogo e lesão corporal grave. Os três foram encaminhados, na manhã de sexta-feira, 15, para audiência de custódia.

A ação que resultou na prisão foi coordenada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e Grupo de Resposta Imediata (GRI) e contou com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), por meio da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Departamento de Informação e Inteligência da Polícia Militar (DII/PM) e Força Nacional.