Polícia

Polinter cumpre dez mandados de prisão na PAMC

Muitos dos presos cumprem pena por tráfico de drogas, furto e organização criminosa; delegacia avalia como positivos os resultados alcançados

Homens da Polícia Interestadual (Polinter), coordenados pelo delegado Juraci Ribeiro da Rocha, com o apoio de agentes penitenciários locais e da Força-Tarefa de Intervenção Federal, cumpriram segunda-feira, 31, dez mandados de prisão contra detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

Os mandados estavam nos nomes de Alison da Silva Bastos, 36 anos, condenado em regime fechado por tráfico de drogas; Marcos Macedo Brito, 32, que cumpre pena em regime aberto por furto simples; Narlison Borges Linhares, 34, condenado em regime aberto por desobediência; Alexandre Pereira Alves da Silva, 25, preso preventivo por receptação; Salomão Roberto Moreira, apelidado de “Salô”, 27, que está em regime fechado por roubo majorado e corrupção de menores.

Também estão na lista Francisco Alves Gonçalves, 36, condenado em regime fechado por tráfico de drogas; Heverton Saraiva de Carvalho, conhecido como “Pulga”, 31, que está em regime fechado por roubo majorado; Deyckson de Lima Sarmento, apelidado de “Deckinho”, 30, preso por organização criminosa, furto qualificado e corrupção de menores; Yan dos Santos Pereira, chamado de Pedrinho, 21, condenado em regime semiaberto por tráfico de drogas; e Gilson Nascimento de Lima, o “Cabuloso”, 26, preso preventivamente por furto simples.

“Apesar da condenação em regimes mais brandos para parte desses detentos, alguns dos quais integram organização criminosa, todos seguiram reclusos por já estarem cumprindo pena ou respondendo a outros processos criminais. Vale destacar que a operação transcorreu na mais absoluta tranquilidade sem qualquer intercorrência”, destacou a Polinter.

BALANÇO 2018 – A Polinter divulgou o balanço das ações ao longo de 2018, quando foram cumpridos 277 mandados de prisão, oriundos das mais diversas comarcas do Estado, Unidades da Federação e de órgãos jurisdicionais de variadas instâncias, sendo que tal número fica um pouco aquém do alcançado no ano anterior, ocasião em que foram cumpridas 399 ordens judiciais de prisão.

“Vários fatores contribuíram para essa redução, com destaque para a grave crise fiscal que atingiu o Estado no último trimestre do ano, paralisando as atividades em várias delegacias, além da redução de efetivo e condições materiais. Ainda assim, os agentes participaram de operações de grande relevância, tanto na capital quanto no interior, onde realizaram prisões de grupos inteiros de integrantes de organizações criminosas envolvidos em crimes bárbaros que chocaram e chocam a cada episódio revelado, de modo que grande parte desse êxito deve ser creditado à forma de trabalho da equipe, a qual prima pela determinação de seus policiais, servidores administrativos, integração entre diversas forças de segurança, troca e compartilhamento de informações, inclusive com policiais de diversos estados do País”, ressaltou a Polinter.

Apesar do número menor de prisões, considerando as circunstâncias, a delegacia avalia positivamente os resultados alcançados, “certa de que tem dado diuturnamente uma enorme parcela de contribuição no combate ao crime e à violência em nosso Estado. Queremos, pois, agradecer a cada parceiro indistintamente, reforçando o compromisso do mesmo profissionalismo no cumprimento de ordens judiciais para o ano vindouro e desejando um excelente ano de 2019 a todos”, enfatizou.

Por fim, a Polinter pede apoio da sociedade para, em caso de informações sobre o paradeiro de foragidos da Justiça, denunciar por meio dos telefones 190, 197 e celular (95) 99142-9017, diretamente com a delegacia, sendo assegurado o anonimato da fonte. (J.B)