Cotidiano

População de Roraima se despede de ex-governador

Culto ecumênico em homenagem a Anchieta Júnior ocorreu durante a manhã de sábado e contou com a presença de amigos e familiares

A população de Roraima participou das últimas homenagens ao ex-governador José de Anchieta Júnior durante culto ecumênico ocorrido no sábado, 8, no Ginásio Hélio Campos. Após as celebrações, o corpo do político foi transladado até Fortaleza (CE) a pedido da família, onde foi enterrado no domingo, 9.

As atividades foram acompanhadas de perto por familiares, amigos e simpatizantes do presidente regional do PSDB-RR. Também compareceu a ex-mulher de Anchieta, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB), acompanhada das duas filhas, Júlia e Lara.

Visivelmente abalada, a deputada preferiu inicialmente não conversar com a imprensa e se pronunciar somente através das redes sociais. Já no velório, Shéridan declarou que o momento era de muita dor para a família, mas que tinha o coração cheio de gratidão.

 “A forma como ele tratava as pessoas do Estado com amor, com carinho, era a mesma em todos os cenários da vida dele. Por isso, ele deixa uma saudade que é uma dor irreparável, mas também deixou um orgulho muito grande para todos nós”, afirmou Shéridan.

A médica Eugênia Glaucy, amiga pessoal de Anchieta, também declarou que a perda era grande não só para os amigos, mas também para o Estado. “Roraima está triste, nós estamos sentidos. Não só como partidários, mas como amigos de Anchieta, que era um político piedoso e que o Estado vai sentir a sua falta”.

CORTEJO – Após o velório, o corpo de Anchieta foi preparado para o cortejo nas principais vias de Boa Vista, segundo amigos, uma forma de despedida do Estado. O caixão foi levado até o carro do Corpo de Bombeiros por policiais militares, sendo bastante aplaudido pelos presentes, e recebeu uma chuva de pétalas de rosa do helicóptero da instituição.

O percurso saiu do Ginásio Hélio Campos e seguiu pela Avenida Ville Roy, Mario Homem de Melo, São Sebastião, Ataíde Teive, Glaycon de Paiva e Centro Cívico. Depois do cortejo, o corpo de Anchieta foi levado até a Base Aérea de Boa Vista, onde foi levado por um avião da Força Aérea Brasileira até Fortaleza. O enterro aconteceu no Cemitério Jardim Metropolitano.

LUTO EM RORAIMA – O ex-governador José de Anchieta Júnior faleceu na noite de quinta-feira, 6, vítima de infarto fulminante, aos 53 anos. A informação é que o político passou mal subitamente e foi levado ao hospital para atendimentos, mas sem sucesso de reanimação.

O tucano foi eleito vice-governador junto com Ottomar Pinto, mas em razão do falecimento de Ottomar, assumiu o governo no final do primeiro ano de mandato. Foi eleito para a segunda gestão em 2012, onde governou por mais quatro anos. Em 2018, tentou nova eleição como candidato ao Governo do Estado, tendo como vice o deputado federal Abel Galinha (DEM) na coligação “Todos por Roraima”. (P.C.)