Cotidiano

População de Rorainópolis sofre com seguidos apagões e quedas de energia

Além dos transtornos para os moradores, cortes de energia provocam prejuízos ao comércio de uma forma geral

Segundo o comerciante Eudes Oliveira da Rocha, está difícil trabalhar por conta das constantes quedas de tensão e dos diversos apagões.

“Temos que trabalhar esperando a qualquer momento uma queda de energia. Quando ficamos no escuro, não temos como conservar nossos produtos perecíveis, que acabam estragando, como frango, carne, peixe e frios, que dependem de uma forma adequada de conservação para durar. Acabamos tendo que nos conformar com isso e arcar com o prejuízo, sem falar nos clientes que ficam chateados por conta do comércio sem eletricidade.

Quem tem condições, compra um gerador de energia; quem não pode, só espera a hora de a energia voltar”, disse.

Para o morador Diogo Lima, que trabalha como funileiro, cada minuto sem energia significa perda de capital, pois tudo que é investido em um trabalho de lanternagem pode ser perdido se houver um apagão. “Eu espero que essas constantes faltas de energia um dia acabem para que possamos trabalhar tranquilos, sem o risco de ficarmos no prejuízo. Acredito que nós, comerciantes e moradores em geral, deveríamos ser pelo menos avisados quando fosse ocorrer um apagão”.

Segundo o farmacêutico Fabrício Moura, muitas vezes não existem informações suficientes por parte da Companhia Energética de Roraima (Cerr). Afirmou que quem trabalha no comércio local precisa se adaptar à situação de receber energia elétrica de péssima qualidade, deixando de vender muitos produtos que precisam de geladeiras ou frízeres para serem conservados por medo de danificar os eletrodomésticos.

“Eu me sinto impotente diante de tanto descaso, e ao mesmo tempo fico revoltado, pois quando falta energia, não recebemos um bom atendimento de pessoas que estão disponíveis para atender a população de forma mais convincente”, declarou.

Cerr afirma que queda de árvores na rede provocam cortes de energia

Somente nesta semana, houve duas quedas de energia que, embora a transmissão tenha sido reestabelecida rapidamente, causaram transtornos à população. Por meio de nota, a Companhia Energética de Roraima (Cerr) informou que para amenizar as interrupções no fornecimento de energia elétrica em Rorainópolis, causadas pela queda de árvores sobre a rede de transmissão, a empresa vai promover um mutirão de limpeza na região.

O presidente da Cerr, Antônio Carramilo, explicou que a limpeza deverá acontecer na próxima semana. “A medida vai reduzir significativamente o problema na região, pois diminui as chances de quedas de árvores que ficam frágeis com as queimadas que atingem a região”, explicou.

A Cerr complementou que já realiza a limpeza de maneira rotineira nas faixas de servidão dos municípios com base em um cronograma, mas que irá reforçar com um mutirão o atendimento nas áreas de maior necessidade.