Cotidiano

População indígena tem acesso à educação e esporte em Alto Alegre

Os jovens podem aprender inglês, espanhol, futebol, jiu-jítsu e zumba sem precisarem sair da comunidade.

Cirilo de Souza, de 24 anos, é professor da língua macuxi e mesmo jovem carrega a responsabilidade de repassar conhecimento para sua comunidade. Com esse foco, encarou o desafio de aprender um idioma completamente diferente do seu: o inglês.

Neste ano ele iniciou as aulas no curso promovido pelo Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima e já consegue falar algumas palavras no idioma novo.

“O inglês é a língua mais falada no mundo. Venho me aprimorando, porque dessa forma posso contribuir para a comunidade que precisa tanto”.

Uma vez por semana, uma equipe de professores do Núcleo em Alto Alegre percorre 22 quilômetros até a comunidade indígena Raimundão, para realizar as atividades como aulas de inglês, espanhol, zumba, futebol e jiu-jítsu.

As atividades foram um anseio da comunidade indígena, pois antes os jovens tinham que se deslocar até a sede do município.

As aulas de idiomas são realizadas em uma habitação típica das comunidades indígenas: uma maloca com parede de madeira e teto feito de palhas de coqueiro. A maior parte dos alunos mora longe, mas isso não os impede de realizar as atividades ofertadas.

Sexta-feira é um dia especial para a comunidade, principalmente para a Raissa de Souza, de 11 anos, que conta os dias para treinar jiu-jítsu.

Ela mora a 2 quilômetros do malocão e anda mais de uma hora, acompanhada pelo tio.  “Quando não tinha isso, era triste, não tinha nada para fazer, mas depois que conheci luta, aí fiquei alegre”.

Raissa apaixonou-se pela luta e pretende ser uma atleta profissional. Apesar de ser iniciante, já conquistou a medalha de prata em um campeonato no município, e está se preparando para a próxima competição. “Quando olho para a minha medalha de prata, tenho a esperança de realizar o sonho de ser uma atleta”.

Atividades já atenderam mais de 400 indígenas neste ano

Além da comunidade indígena Raimundão, a comunidade Sucuba, a 15 quilômetros de Alto Alegre, também é atendida pelo Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima, que desenvolve ações da Escola do Legislativo e do Programa Abrindo Caminhos.

Neste ano, a unidade já capacitou 425 pessoas nas duas comunidades. O próximo passo será a oferta do curso de informática.

A coordenadora pedagógica do Núcleo, Rosa Oliveira, relata que a ação vem tirando as crianças da ociosidade. “Com essa programação, os índices de suicídio na comunidade estão diminuindo, pois hoje os jovens têm uma ocupação. Enxergamos essa mudança neles”.