Saúde e Bem-estar

População terá atendimento gratuito neste sábado

Dermatologista explicou programação alusiva ao combate do câncer de pele em entrevista ao Jornal da 100.3

O mês de dezembro é dedicado à prevenção e diagnóstico do câncer de pele e, para auxiliar a população, é realizado o movimento Dezembro Laranja. Em Roraima, consultas dermatológicas para diagnóstico de câncer de pele, além de serviços ambulatoriais e biópsias, serão ofertados neste sábado, 1º de dezembro.

Com o tema “Se exponha, mas não se queime”, a ação é fruto da parceria entra a Clínica Especializada Coronel Mota (CECM) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). A programação será gratuita e aberta à população, das 7h às 11h, no Coronel Mota, no Centro da capital.

A dermatologista Ellen Weimann explicou que, para receber atendimento, não é necessária a realização de agendamento. “Basta chegar lá. De preferência, aquele público do interior que tem maior dificuldade em conseguir o atendimento específico e todas as pessoas que, no geral, tiveram uma exposição solar intensa durante a vida”, disse.

Para os atendimentos, estarão disponíveis mais de 10 dermatologistas, além de técnicos e demais profissionais do Coronel Mota. Nos últimos dois anos, 360 casos de câncer de pele foram registrados em Roraima, o que faz o Estado ser o que mais registra casos da doença no Brasil.

Além do câncer, Ellen ressaltou que outras doenças podem vir a ser diagnosticadas. No ano passado, foram registrados casos de micoses superficiais e hanseníase, por exemplo.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o vídeo abaixo.