Cotidiano

Posto de Informações para venezuelanos é inaugurado

No mesmo dia, imigrantes compareceram ao local para tirarem dúvidas sobre processos documentais

Em alusão à Operação Acolhida, a Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima, feita pelo Exército Brasileiro, inaugurou na tarde de ontem, 21, o Posto de Informações de Boa Vista.

O objetivo é informar aos venezuelanos recém-chegados na cidade sobre o procedimento de documentação e orientar sobre o processo de interiorização para outros estados.

De acordo com o Exército Brasileiro, a estratégia surgiu após a verificação de muitos venezuelanos em situação de rua estarem com documentos em falta, o que dificulta ainda mais o processo de interiorização. Junto com as informações que poderão ser obtidas, o local vai oferecer também um guarda-volumes com capacidade de armazenar malas e pertences temporariamente por até sete dias, dessa forma, evitando a exposição ao redor da Rodoviária.

“Vamos explicar sobre os principais documentos, o que é necessário para interiorizar, a capacidade de abrigar-se ou não e, a partir daí, vão para o Posto de Triagem para que possam dar o encaminhamento”, ressaltou o Exército em posicionamento oficial.

As instituições, Organizações Não Governamentais (ONGs) e doadores que quiserem fornecer produtos aos imigrantes poderão procurar os responsáveis pela instalação para que faça o repasse para os venezuelanos. Segundo o Exército, o local funcionará todos os dias, das 8h às 17h, próximo às lanchonetes na área externa da Rodoviária Internacional de Boa Vista.

Posto de Triagem será inaugurado em Boa Vista

Os próximos passos feitos dentro da Operação Acolhida serão na segunda-feira, 24, com a inauguração do Posto de Triagem ao lado da sede da Polícia Federal, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo aos imigrantes que querem regularizar a situação migratória.

Será ofertada a confecção de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), de carteira de trabalho e de vacinação. No local terá espaço para crianças, atendimento especial às mulheres, restabelecimento familiar e registro para informações para a interiorização. O Exército garantiu ainda que, dependendo da disponibilidade de vagas, os imigrantes desassistidos poderão ser encaminhados para os abrigos da cidade. (A.P.L)