Política

Presidente Temer afirma que fechamento da fronteira é inegociável

A declaração foi feita durante lançamento de ação de saúde que será realizada em Roraima a partir de hoje, 26

Durante o lançamento da ação médico-humanitária voltada para o atendimento de imigrantes venezuelanos em Roraima, o presidente da República, Michel Temer (MDB), voltou a negar a possibilidade do fechamento da fronteira de Pacaraima.  Para ele, limitar a entrada de estrangeiros no país é “incogitável e inegociável”.  

“As nossas fronteiras estão abertas. É claro que disciplinadamente, porque fomos capazes, lá em Pacaraima, de organizar um sistema de ingresso que desde logo importa, por exemplo, na vacinação mais ampla em relação a todos os eventuais males físicos que a eventual entrada de venezuelanos possa acarretar para o nosso país. É uma proteção a eles próprios e para todo país”, disse Temer.

Conforme o presidente, 60% dos mais de 120 mil venezuelanos que atravessaram a fronteira já saíram do território brasileiros em direção a outros países. Os últimos dias, o Governo tem se negado a cogitar a possibilidade de restringir a entrada de imigrantes, em especial após os conflitos registrados na semana passada.

“Vez ou outra há sugestão, até pleiteada judicialmente, no sentido de fechar as nossas fronteiras. Eu, desde o primeiro momento, disse que era incogitável e inegociável essa matéria. Não temos como fechar fronteiras no nosso país, sob pena de praticarmos um ato desumano em relação àqueles que vêm procurar abrigo”, destaca o presidente, referindo-se ao pedido feito pela da governadora de Roraima, Suely Campos (PP).

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.