Cotidiano

Presidente da Fecomércio morre de infarto fulminante enquanto dirigia

O empresário Airton Dias estava acompanhado da esposa no momento em que passou mal, na Avenida Ville Roy, ontem pela manhã

O empresário Airton Dias, presidente da Fecomércio em Roraima, morreu de infarto fulminante enquanto dirigia pela Avenida Ville Roy, por volta das 8h dessa quarta-feira (21). Ele era candidato a vereador pelo PSB em Boa Vista e, na vida política, foi vice-governador do Estado de Roraima e presidente do PDT.

Ele se dirigia ao trabalho com a esposa, dona Yolanda Dias, quando sentiu fortes dores e desmaiou dentro do carro, próximo à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Aparecida, zona Norte.

O Serviço Móvel de Atendimento (SAMU) chegou rápido ao local para fazer o socorro, mas Dias não respondeu às tentativas de ressuscitação cardiopulmonar. Muitos curiosos foram ao local e, quando a notícia se espalhou pelas redes sociais, amigos e familiares do empresário também foram até o local.

HISTÓRICO – Airton Dias contribuiu com o Estado desde que chegou à região, há 37 anos, como militar da Força Aérea Brasileira (FAB), vindo a se tornar empreendedor nas áreas do turismo, máquinas, equipamentos, veículos. Nascido em Cornélio Procópio, no Paraná, o empresário veio para Roraima, participando ativamente da criação da Fundação Ambtec, da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio e Indústria, do Sindiveículos e da Fundação Transparência Roraima.

Era proprietário do Eco Park, um dos maiores investimentos de turismo ecológico de Roraima. Sua trajetória foi marcada pela intensa atuação no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD em Roraima, presidindo por 25 anos a instituição. Em sua gestão, desenvolveu diversas ações, obras e atividades que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do Estado, com ações de capacitação profissional, educação, saúde, assistência, lazer, esporte e cultura.

Já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RR e Secretário Estadual de Cultura do Estado de Roraima. Fazia parte ainda da diretoria da Confederação Nacional do Comércio, membro da Câmara de Comércio Latina dos Estados Unidos da América e da Associação Ibero-Americana de Câmara de Comércio.

Governo decreta luto oficial e ALE suspendeu atividades

Airton Dias deixa esposa, filhos e netos, além de amigos que teve ao longo dos seus 67 anos. O Governo de Roraima decretou luto oficial de três dias no Estado em razão do falecimento dele.

“A governadora Suely Campos envia condolências em nome do povo de Roraima à família e aos amigos, externando o mais profundo sentimento neste momento de dor. Que Deus conforte o coração de todos e que a luz e o amor divino pairem sobre a alma dos que sofrem a súbita partida do ente querido, os console e lhes dê serenidade para superar a imensurável perda”, disse em nota.

O governo ressaltou a contribuição de Airton Dias no desenvolvimento do Estado como empresário e também como figura política, já que ele foi vice-governador na primeira eleição direta, em 1991, e secretário de Estado da Cultura, no ano de 2014. “Dias parte deixando lições de amizade, trabalho, profissionalismo e companheirismo”.

O Sistema Fecomércio e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também se pronunciaram sobre o falecimento de Dias, que esse ano concorria a uma cadeira no Legislativo municipal. Ambas anunciaram luto e suspenderam as atividades na quarta-feira.

“Solidarizamo-nos com a família e amigos. Pedimos a Deus que conforte todos os corações e que dê forças para transformar toda a dor desta perda irreparável em fé e esperança”, diz em nota, a Fecomércio.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também se pronunciou. No comunicado, a Superintendência de Comunicação da Casa informou que os trabalhos previstos para a sessão ordinária de quarta-feira foram suspensos. A decisão partiu da Mesa Diretora da Casa, “em sinal de luto pelo falecimento do empresário”.

VELÓRIO – O corpo do empresário Airton Dias está sendo velado no Ginásio Poliesportivo do Sesc Mecejana, localizado na Avenida Venezuela, na zona Oeste. A missa de corpo presente será às 9h, no mesmo local, e o corpo sairá em cortejo às 10h, para sepultamento no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul.