Presidente do TRE diz que demora na hora do voto estava prevista

De acordo com Tânia Vasconcelos, número de candidatos dificultou o processo para idosos e analfabetos

CYNEIDA CORREIA

FABRÍCIO ARAÚJO

Editoria de Cidade

O eleitor que foi às urnas neste domingo, dia 7, foi surpreendido com a demora para concluir a votação nas seções eleitorais. Em Roraima, o processo de apuração começou com duas horas de diferença do restante do país e, por volta de 19h30, ainda tinha eleitores votando em algumas das seções em Roraima.

No entanto, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargadora Tânia Vasconcelos, explicou que o tempo de espera e as filas estavam previstas por conta da quantidade de candidatos o que prejudica o voto de idosos e analfabetos. “Era de se esperar atrasos em uma eleição grande dessa natureza, pois são muitos votos e algumas pessoas têm dificuldade de compreender, mesmo usando a cola, principalmente os idosos e analfabetos”, disse.

Tânia também citou que a decisão de só iniciar a apuração quando todos os eleitores tivessem votado contribuiu para o atraso. “Não podemos deixar que os eleitores sejam influenciados pelo resultado da apuração”, frisou.

Ela finalizou a entrevista coletiva dizendo que a eleição foi muito mais TRE tranquila que o esperado. “Tivemos algumas ocorrências de urnas substituídas, mas isso não atrasou a votação. Foi tudo normal. Sempre acontece alguma situação dessa natureza. Avaliamos a eleição como muito positiva, pois tivemos um dia tranquilo sem muitas ocorrências, que era o que de melhor se podia esperar. Agora estamos preparados para o segundo turno”, garantiu.


17 URNAS FORAM SUBSTITUÍDAS

Durante a votação do primeiro turno, 17 urnas foram substituídas em todo o Estado, sendo 13 na capital. As outras urnas foram substituídas nos municípios de Alto Alegre, Mucajaí, Pacaraima e Rorainópolis.

Na Capital, 13 urnas foram substituídas (Foto: Nilzete Franco?Folha BV)

A primeira urna apresentou defeito logo na primeira hora de votação, na Escola Municipal Nova Canaã, mas o pleito em nenhum momento ficou comprometido. Em seguida, eleitores que votam na Escola Hildebrando Ferro Bitencourt relataram que as fotos dos candidatos não estão aparecendo. Na Escola Antônio Carlos Natalino, da 1ª Zona Eleitoral, uma máquina travou.

Em nenhum momento, o pleito ficou comprometido, pois as urnas foram substituídas e tudo ocorreu normalmente.


DISQUE-ELEITOR ATENDEU MAIS DE 3 MIL LIGAÇÕES

O Disque-Eleitor do Tribunal Regional de Roraima (TER-RR) registrou 3.060 atendimentos durante todo o dia de ontem, 7. Por volta das 14h o número de atendimentos já ultrapassava 1.600.

O canal foi elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser um contato direto de dúvidas entre os eleitores e o TRE. O atendimento funcionou desde o dia 27 de agosto das 8h às 18h, pelo telefone (95) 3627-1878.

O tira-dúvidas do TRE teve grande demanda durante o período da manhã (Foto: Divulgação)

O que pode explicar o alto número de atendimentos em um curto período é a mudança de locais de votação. Ao todo, 39 seções mudaram de endereço por obras em prédios e ou foram agregadas a outras seções e muitos eleitores entraram em contato com o Disque-Eleitor para confirmar o endereço onde votariam.