Cotidiano

Presos são acusados de promover ataques a prédios públicos

44 presos são acusados pelos crimes de integrar organização criminosa, causar incêndio em prédios públicos, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas

44 presos foram acusados pelos crimes de integrar organização criminosa, causar incêndio em prédios públicos, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) no último dia 28.

Os denunciados são acusados de promover ataques a doze bens públicos – prédios e automóveis – em Boa Vista e outros municípios do interior. Os crimes ocorreram entre os dias 28 e 31 de julho de 2018. As investigações comprovaram que os envolvidos pertencem a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios em Roraima e em outros estados. 

Conforme a denúncia, as ações foram orquestradas por lideres dessa facção. Atualmente os mandantes dos crimes estão detidos na Penitenciária Federal de Mossoró – Rio Grande do Norte, enquanto os demais, no sistema prisional de Roraima. 

Operação Érebo

A denúncia do MPRR foi motivada com base nos dados coletados na “Operação Érebo”, deflagrada pela Polícia Federal em novembro do ano passado, que resultou em 45 mandados de prisão preventiva e 4 de busca e apreensão em Boa Vista/RR e em Mossoró/RN. 

De acordo com as investigações, sobretudo através de interceptações telefônicas deferidas judicialmente, foi possível evidenciar a frequência com que os acusados mantiveram contatos telefônicos objetivando a prática dos crimes. 

A denúncia foi protocolada na Vara de Tráfico Ilícito de Drogas da Comarca de Boa Vista, sob o número 0818418-14.2017.8.23.0010 e aguarda manifestação da Justiça.