Cultura

Procissão de São Sebastião ocorre neste domingo

Em Boa Vista,o dia do Padroeiro terá missa e festa para comemoração.

A comunidade de São Sebastião, localizada na avenida João Pereira de Melo, no Centro, realiza neste domingo (20) a procissão em honra ao Santo padroeiro de Boa Vista. O evento terá início às 17h, com saída em frente à igreja. Na chegada do cortejo será celebrada uma missa campal.

Após a celebração, a comunidade participará do Arraial de São Sebastião, um dos mais tradicionais da cidade. Cerca de 3 mil fiéis participam da procissão anualmente.

Os festejos em comemoração ao Santo começaram em 1924. Na época, houve uma grande peste que atingiu o gado e os fazendeiros fizeram uma promessa de doar o terreno para a construção da capela pela graça de ter o rebanho sadio novamente. A igreja foi construída em 1927.

A comunidade de São Sebastião integra a Paróquia Catedral Cristo Redentor. De acordo com o pároco, padre Paulo Mota, São Sebastião nasceu em 256, em uma família cristã, e morreu em 288.

“Ele foi reconhecido por sua intrepidez, um homem muito firme na sua fé. Um excelente cristão que realmente viveu sua vida dedicada à Cristo”, disse.

São Sebastião é conhecido como o guerreiro cristão.

“Quando muito jovem entrou para o exército, chegou a ser comandante da tropa, mas sempre permaneceu fazendo muita caridade. Por isso, acabou sendo mal visto pelos soldados romanos. Ele também não praticava culto aos deuses romanos e acabou sendo condenado à morte”, completou.

A festa é celebrada tradicionalmente com bingo e além da comercialização de comidas como churrasco e  doces como bolos e pudins “Nós esperamos que todos possam comemorar conosco este dia”, enfatizou o Padre.

Santo Guerreiro

Conhecido como o guerreiro católico que, mesmo trabalhando para o império romano, não deixou de fazer caridades, São Sebastião é o protetor contra as epidemias, a guerra e a fome.

Na época do imperador Constantino, Sebastião foi punido e condenado a morte com flechadas por ter reafirmado sua fé cristã.

Salvo por uma mulher que passava no local onde ele havia sido jogado e dado como morto, após se curar das flechadas, acabou encontrando novamente o imperador e na oportunidade mostrou sua indignação pela injustiça. O imperador então mandou matá-lo com chicotadas.

Conhecido como o protetor dos militares, o santo atrai diversos fiéis que pedem proteção para as pessoas que trabalham como combatentes.