Cotidiano

Produtores rurais fecham a RR-203

Trabalhadores do campo pedem explicações sobre a paralisação das atividades de implantação da energia elétrica na região

Produtores rurais que residem no Assentamento Ametista, situado em Amajari, município da região Norte do Estado, realizam desde o início da manhã deste sábado, 20, um bloqueio na RR-203, na entrada da Vicinal Bom Jesus. Até às 10h20, o destacamento da Polícia Militar (PM) ainda não havia sido comunicada do fato.

De acordo com apuração realizada pela FolhaWeb, o ato ocorrem razão da não continuidade da implantação do projeto de energia elétrica na região, confirme informa um ofício emitido pela Apameru-RR (Associação das Produtoras, Produtores, Agricultoras, Agricultores Rurais, Extrativistas e Mineral do Estado de Roraima).

“Devido estarmos penalizados sobre o projeto de energia na vicinal acima citado e por motivo deste expirar o prazo de verbas alocadas de emenda parlamentar do deputado federal Jonathan de Jesus, decidimos em reunião com a base e parceiros, que se sensibilizaram a causa, a nos manifestar conforme regras na Constituição Federal, que de forma pacífica, poderemos fechar qualquer via pública por anseios das necessidades básicas, nesse caso o campo”, destacou.

Segundo a entidade, os produtores buscaram por inúmeras vezes explicações do porque o projeto foi paralisado, não obtendo resposta da Administração Municipal. A associação destacou ainda que procurou o deputado Jhonatan de Jesus, sendo informada de que todos os recursos previstas foram repassados ao município, conforme prometido.

“Comunico que, unidos com os moradores do projeto vicinal e autoridades deste município, estamos aptos a conversar na sintonia de dignificar aos homens, mulheres, crianças, jovens e idosas do campo”, completou a associação.

A reportagem obteve ainda a informação de que a Prefeitura de Amajari só não deu prosseguimento ao processo de implantação da rede elétrica da localidade em razão da não conclusão do processo licitatório para o serviço. A prefeita Vera Cardoso já estaria conversando com os manifestantes, que estão autorizando a passagem de veículos a cada duas horas.

A intenção dela, segundo informou um manifestante, é de firmar uma reunião com as lideranças dos produtores rurais do Assentamento Ametista para a próxima quarta-feira, 24. 

Publicidade