Cotidiano

Professor dá dicas para quem busca aprovação em concursos

Planejamento e organização são os principais requisitos

Promessas nessa época do ano são comuns, e para quem está em busca de uma estabilidade financeira, estudar e se preparar para alcançar a tão sonhada vaga em um concurso público acaba se tornando prioridade na lista de realizações.

Para incentivar essas pessoas a conquistarem esse objetivo, a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, oferta na sua grade de cursos, disciplinas específicas para os concursos das polícias Rodoviária Federal e Civil.

De acordo com o professor de Direito Administrativo, da Escola do Legislativo, Luís Fernando Lima, algumas dicas são essenciais para que os concurseiros alcancem os seus objetivos. “Para ter sucesso nos concursos, é necessário ter clareza e objetividade, e que o concursando investigue os certames previstos”.

Confira dicas dadas pelo professor para um melhor desempenho em concursos públicos:  

1 – Planejamento

A falta de organização é o fator que mais atrapalha a rotina e otimização do tempo. Sem planejamento, o concursando sente-se perdido. Por isso, planejar um cronograma que tenha mais resultados, com resolução de questões, é importante, assim como o treino e revisão de conteúdos. É necessária uma rotina eficaz, com foco, para que o sucesso seja alcançado.

2 – Horas de estudo

Pode ser apenas uma hora de estudo, desde que esse momento tenha qualidade. É possível aprender com poucas horas diárias de estudos, se houver organização. “Acontece que muitas pessoas abandonam seus empregos, ou se livram de uma rotina, para poder investir no mundo dos concursos e acaba tendo a sensação de mais tempo, mas se não souber utilizá-lo, acabará se frustrando”, alertou o professor.

3 – Resolução de questões

É importante que os alunos resolvam questões das provas de concursos anteriores. Com isso, o aluno vai estudar o perfil de cada banca. Com a resolução dos exercícios o concurseiro poderá ver qual o material que mais se adequa, pois cada banca é diferente. “Evite livros extensos, procure um o material mais objetivo. Há inúmeros materiais focados, específicos para concurso, mas claro, o aluno tem que ver o edital, para evitar estudar um conteúdo além do que está sendo cobrado”, aconselhou Luís Fernando.

4 – Conferir o edital

Com o planejamento correto, o estudante iniciará a rotina de aprendizado antes mesmo do lançamento do concurso. Quando o edital é lançado, deve se iniciar um período de revisão e resolução das questões trabalhadas por aquela banca, com esse planejamento, o concurseiro poderá ter mais segurança na hora da prova.

5 – Local de estudos

Cada um deverá avaliar o ambiente que mais favorece sua produtividade. No entanto, estudar em bibliotecas ou locais de estudos é sempre recomendável, porque, além de ser um ambiente adequado, há a oportunidade de conhecer pessoas com o mesmo objetivo, o que acarretará um impacto positivo no processo de motivação.