Cotidiano

Professores de Moçambique realizam intercâmbio em Roraima

Os docentes fazem parte do curso de ciências agrárias

Pela segunda vez, professores-alunos intercambistas moçambicanos participam do Programa de Formação de Moçambique em Ciências Agrárias. Zamir Martins, Édio Macamo, Hélio Mapoissa e João Jaime chegaram a Roraima na última sexta-feira, dia 23, para dar continuação à capacitação iniciada há aproximadamente um mês no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Eles deverão percorrer duas unidades do  Instituto Federal de Roraima (IFRR) até meados de dezembro. A primeira parada foi na Reitoria do IFRR, onde foram recepcionados por gestores da instituição. Na ocasião, a reitora, Sandra Mara Botelho, destacou que a política de internacionalização é um dos itens importantes para avaliação dos cursos.

“A gente aprende, vocês também, com o compartilhamento de conhecimentos na instituição”, disse.

Os professores-alunos estavam contentes em conhecer o País. Inclusive Zamir enfatizou as oportunidades de estudo que as pessoas têm no Brasil e as tecnologias que encontraram durante a estada no Ifro.  

Todos eles são docentes da área de agricultura, em Moçambique, e irão cumprir agenda nos Campi Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP). Nos dois lugares, eles deverão conhecer o trabalho desenvolvido pelo instituto na área agrícola.

Ao término do programa, espera-se que os participantes sejam capazes de fazer uso integral, nas suas instituições, dos equipamentos, das técnicas e das metodologias inovadoras para as quais foram capacitados, além de atuarem como difusores de todo o conteúdo assimilado no Brasil.

O PROGRAMA – Resultado de convênio firmado entre o governo de Moçambique e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o programa é voltado à reforma da educação profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), tem o objetivo de capacitar formadores das instituições agrárias daquele país.