Cotidiano

Profissionais de educação física comemoram 20 anos da regulamentação da profissão

Em Roraima, existem cerca de 1.450 profissionais registrados

A vida fitness nunca esteve tão em alta, seja por saúde ou cuidados estéticos é cada vez mais comum que as pessoas procurem por atividades físicas. Mas para que o trabalho seja bem feito e eficaz é necessário um profissional, o educador físico, que neste sábado, 1o, comemora 20 anos da lei 9.696/98 que regulamenta a profissão.

Em Roraima, existem cerca de 1.450 profissionais entre graduados e provisionados. Os profissionais provisionados são aqueles que atuavam há, pelo menos, três anos com atividades físicas antes de a profissão ser regulamentada em 1998.

“As pessoas que procuram realizar algum tipo de exercício físico com objetivos de melhora das capacidades físicas, emagrecimento, saúde e qualidade de vida, devem procurar profissionais graduados e registrados justamente para ter segurança e responsabilidade” disse o Coordenador da seccional Roraima do Cref8, Professor Alex Santos.

Para fiscalizar os profissionais, estagiários e não profissionais que insistem em atuar na área, o Estado conta com Conselho Regional de Educação Física, Regional 8 (Cref8) que conta com 4 fiscais para monitorar todos os municípios de Roraima.

“A Fiscalização é feita por meio de rotina e mediante denúncias. Fiscalizamos todos os locais que tenha existência da prática de exercício física e mediante a abordagem pedimos as documentações necessárias”, explicou Alex

No caso de irregularidades o estabelecimento e profissional preenche o auto de fiscalização que é encaminhado para a comissão de fiscalização, então são tomadas as medidas cabíveis sendo passível de multa ou não. No caso de ilegalidade é encaminhado ao Distrito Policial mais próximo.

O coordenador da Cref8 ressaltou que há muitos acadêmicos trabalhando de forma irregular como personal trainer, e salientou que é perigoso contratar profissionais que não estejam registrados.

“O profissional de educação física é fundamental para exercer a função de planejar, organizar, supervisionar e prescrever os programas de exercícios físicos com segurança e eficiência, por isso a importância da formação acadêmica e registro no Conselho”, afirmou Alex.

As denúncias em relação a profissionais que atuam de forma ilegal na área podem ser feitas de forma bastante prática, através do aplicativo de mensagens Whatsapp, no número 98402-1071 que é um contato direto com o Cref8.

Colaborador da Folha Fabrício Araújo