Cotidiano

Programa capta mão de obra para indústria

Jovens formados no Senai são cadastrados e enviados para vagas captadas no setor industrial boavistense

Considerado referência em educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Roraima (Senai-RR) tem se destacado ao longo de 27 anos como instituição pioneira na formação profissional para o mercado de trabalho. O programa Emprega Indústria, desenvolvido em parceria com o Instituto Evaldo Lodi de Roraima (IEL RR), implantado no ano de 2013, já beneficiou mais de 100 egressos que passaram por cursos profissionalizantes.

“É um projeto que ainda não tinha aqui, no Senai, e o objetivo dele é inserir no mercado de trabalho os egressos que se formam aqui. Terminando o curso, esse aluno já estará no nosso banco de dados para facilitar a inserção no mercado de trabalho. Nós vamos atrás dessa demanda, consultando as empresas, principalmente a das indústrias de Roraima. Constatada a necessidade, verificamos o nosso banco de dados e disponibilizamos o profissional ideal para suprir aquele problema”, disse o coordenador do projeto, Júlio César dos Santos.

Segundo ele, o programa possui atualmente uma lista cadastral com mais de quatro mil egressos da instituição. Ele destacou que a escolha do profissional é feita de acordo com a da empresa parceira da instituição, prezando requisitos como faixa etária, localização domiciliar do candidato em relação ao endereço do empregador, experiência de mercado e outras situações.

“Nós damos uma opção de cinco pessoas e o próprio empresário faz a sua escolha. Em Roraima, esse projeto tem aproximadamente três anos de implantação e, no começo, houve alguns percalços. Nós tivemos que remodelá-lo para que aos poucos ele pudesse alcançar algumas metas positivas. Pelo potencial instrutivo, essa iniciativa tem tudo para dar certo aqui no Estado”, frisou.

Além de orientar e qualificar o profissional para o mercado de trabalho, o programa possui a missão de alimentar as informações para o fortalecimento do processo educacional do trabalhador, melhorar seu desempenho junto às empresas de contribuir para o fomento de práticas valorosas de profissionalismo no Estado.

“A importância é significativa quando levamos em consideração a necessidade das indústrias aqui o Estado. O setor automotivo, as serralherias, as empresas especializadas na produção de alimentos, o mercado de confecções, todos precisam de mão de obra qualificada, que é justamente o que o Senai tenta fazer com os egressos. É de suma importância esse projeto, porque às vezes o empresário treina alguém da própria família, mas acaba que ela não tem a mesma vivência que um profissional que teve toda uma base de estudos específicos, como é o caso da aprendizagem industrial. Esse é o objetivo desse programa”, pontuou.

Para conhecer mais sobre o programa o interessado pode visitar a unidade do Senai Roraima, que fica localizada na Avenida dos Imigrantes, número 399, bairro Asa Branca, zona Oeste. Os telefones são: 2121-9054, 98118-8581 e 99128-3359. (M.L)

Publicidade