Cotidiano

Projeto ajuda cadeirantes a praticar SUP no Rio Branco

Deficientes superaram seus limites e se divertiram praticando SUP adaptado

O aniversário de cinco anos do Roraima Sup contou com atividades esportivas e shows musicais, mas um dos pontos altos do projeto, teve um destaque maior. Deficientes físicos superaram seus limites e se divertiram praticando SUP adaptado com apoio do Corpo de Bombeiros no Rio Branco.

Deficientes superaram seus limites e se divertiram praticando SUP

adaptado- Fotos e imagens: Victor Matheus

O desafio ocorreu no sábado (22), o grupo praticou o stand up paddle (SUP) adaptado. “Eles logo dominaram o remo em cima da prancha adaptada com uma cadeira, a sensação de liberdade tomou conta dos participantes que remaram até cansar. O dia com sol e nada de vento colaborou, deixando as águas do rio tranquilas” explicou o coordenador do projeto, Victor Matheus.

Projeto levou cadeirantes para dar uma volta no rio branco de Sup -Fotos e imagens: Victor Matheus

Segundo ele, o momento foi emocionante para todos os presentes. “Foi um sonho realizado, me emocionei e chorei, foi muito tocante. Um dos participantes não entrava no rio Branco há nove anos, não tinha como não se emocionar” relembrou.

Abreviação para Stand Up Paddle (SUP), um esporte praticado em águas calmas com uma prancha grande, onde a pessoa fica em pé na prancha e com a ajuda de um remo desliza sobre as águas. A intensidade do esporte varia de acordo com o local onde está sendo praticado. Dessa forma, o SUP mais leve é feito geralmente em um lago calmo.

O ex-militar José Adriano Santos de 30 anos precisa da cadeira de rodas para se locomover há quatro anos. Ele foi um dos que participaram da atividade “Não posso andar e nem mexer os pés, e tive uma oportunidade maravilhosa de poder ter esse momento de alegria. A atividade em si ajuda demais por nos ajudar a manter o equilíbrio do corpo, além dos benefícios físicos, principalmente mental. Poder ficar lá dentro do rio, pegar um pouco de sol, só tenho a agradecer a esse momento de superação” contou.

Evento marcou aniversário de cinco anos do Roraima Sup – Fotos e imagens: Victor Matheus

RORAIMA SUP é uma empresa pioneira no mercado roraimense do bem estar, que utiliza o stand up padle como meio de promover a saúde, qualidade de vida e interação de pessoas com a natureza.


Fotos e imagens: Victor Matheus